Portal Comunique-se

Fotojornalista organiza a exposição “Retratos no Isolamento”

retratos no isolamento - exposição - claudio gatti
(Imagem: Divulgação/Centro Cultural Fiesp)

Mostra que expõe trabalho de Claudio Gatti ficará aberta ao público de São Paulo até o fim de janeiro do próximo ano

Compartilhe
clipping-curadoria-2

Profissional responsável por produzir imagens para mais de 100 capas de revista, o fotojornalista Claudio Gatti leva — mais uma vez — o seu trabalho para além da mídia impressa. Desde o último dia 25, ele tem 50 de suas fotografias em destaque em “Retratos no Isolamento, Reflexões da Pandemia”. Inédita, a exposição está em cartaz no Centro Cultural Fiesp, na cidade de São Paulo.

Leia mais:

A mostra ficará aberta ao público até 30 de janeiro de 2022. O acesso é gratuito, com o público interessado podendo realizar a visitação de quarta a domingo, das 13h às 20h. Para ir ao local da exposição, em plena Avenida Paulista, é preciso realizar agendamento por meio do site da divisão paulista do Meu Sesi.

O material visual da exposição é composto por 50 fotografias coloridas de Claudio Gatti no formato 60 X 90 cm. Imagens que, segundo a organização do evento, formam registro histórico e econômico de alguns empresários, executivos, empreendedores e líderes sociais em meio à pandemia da Covid-19. Todas as fotos da mostra foram tiradas a partir de março de 2020, quando o Brasil passou a conviver — e a enfrentar — o novo coronavírus.

A curadoria de “Retratos no Isolamento, Reflexões da Pandemia” é assinada por João Kulcsár, profissional reconhecido por organizar exposições nacionais e internacionais. Mostras como as de Henri-Cartier-Bresson, Claudia Andujar, Cristiano Mascaro, Maureen Bisilliat e a de comemoração dos 70 Anos da Agência Magnum Photos foram assinadas por ele. Para o evento da vez do Centro Cultural Fiesp, frases e entrevistas de alguns dos retratados ganham vez.

Os fotografados por Claudio Gatti

Fotografias, frases e vídeos-entrevistas com personalidades dos mais variados ramos de atuação da economia brasileira. Assim pode ser definido o grupo de pessoas que marcam a exposição protagonizada pelo fotojornalista Claudio Gatti. Luiza Trajano (Magalu), Elie Horn (Cyrela), Eduardo Lyra (Gerando Falcões), Adriana Barbosa (Feira Preta), Carlos Murillo (Pfizer), Alcione Albanese (Amigos do Bem), Paulo Skaf (Fiesp), o chef Henrique Fogaça (Sal Gastronomia) e o médico Claudio Lottenberg são algumas das figuras retratadas na exposição. Detalhe: os registros da mostra foram feitos diretamente na casa de cada um deles.

Com mais de 15 anos de experiência no fotojornalismo, inclusive sendo indicado à categoria ‘Repórter de Imagem’ nas duas últimas edições do Prêmio Comunique-se, Claudio Gatti, que chegou a lutar contra a Covid-19 no início deste ano, conta que teve de encarar desafios para realizar o trabalho em pleno período de pandemia. Afinal, no início de tal atividade, nem ele e nem os fotografados estavam devidamente imunizados contra o novo coronavírus.

Estávamos muito sensibilizados e inseguros

Claudio Gatti

“Realizo um trabalho intenso de pesquisa, estudo o retratado antes de encontrá-lo. Mas também me deixo levar muito pela interação e neste ensaio, pela grande empatia e por vínculos distintos do que estava acostumado, pois tanto os fotografados como eu estávamos muito sensibilizados e inseguros”, relata o fotojornalista, que faz questão de avisar: cumpriu todos os protocolos de segurança sanitária para poder ir às casas das personalidades que têm vez em sua mais nova exposição.

Além de pensar na sua própria saúde e na dos fotografados, Gatti usou a criatividade para deixar a exposição num clima caseiro. Para isso, na hora de fazer os registros, ele colocou em cena objetos como aspiradores de pó, luvas de boxe, pranchas de surfe e vassouras. Fora isso, há quem apareça de terno molhado ou com chocolate espalhado pelo corpo. Segundo ele, tudo para formar as chamadas metáforas visuais.

Trabalho incentivado por amigo publicitário de Claudio Gatti

Mantida a partir de imagens registradas por Claudio Gatti, a exposição “Retratos no Isolamento, Reflexões da Pandemia” surgiu a partir de sugestão feita por um amigo do fotojornalista. Titular da coluna ‘Marcas & Consumidores’, da rádio Eldorado de São Paulo, o publicitário João Faria foi quem provocou a produção da mostra, que chega com apoio do Instituto Lado a Lado pela Vida, organização social da área da saúde em atuação desde 2008.

“Na cobertura do coronavírus, percebi que poderia ir além e desvendar um outro lado: mostrar que quem tem sob sua responsabilidade fazer com que a economia continue girando, também foi impactado e teve que adaptar suas atividades do trabalho com temas do cotidiano com a família”, explica Gatti, que gostou da provocação feita por João Faria e, assim, levou adiante o trabalho que pode ser visto pelo público.

Serviço

O quê?
Exposição “Retratos no Isolamento, Reflexões da Pandemia” – por Claudio Gatti.

Quando?
De 25 de agosto de 2021 a 30 de janeiro de 2022.

Quais os horários?
De quarta-feira a domingo, das 13h às 20h.

Quem pode conferir?
Todo mundo, pois classificação indicativa é livre.

Quanto custa?
Nada! A entrada é gratuita, sendo preciso apenas realizar o agendamento pelo site Meu Sesi.

Onde?
Galeria de Arte do Centro Cultural Fiesp – Avenida Paulista, 1313 (em frente ao Metrô Trianon-Masp).

Compartilhe
0
0

Anderson Scardoelli

Jornalista, 32 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata