PAUTAS & NOTAS

Movimentações na imprensa no início de ano

movimentacoes - jornalita
(Imagem: reprodução)

Fim de 2018 e primeiras semanas de 2019 são marcados por movimentações envolvendo profissionais da imprensa. Contratações, demissões e mudanças de cargo. Ex-Globo, a jornalista Izabella Camargo assumiu cargo no Ministério da Ciência

Da TV para o governo

Demitida da TV Globo em novembro, logo após voltar de licença médica por causa da Síndrome de Burnout, Izabella Camargo começou 2019 em um novo emprego. E em um nova cidade. A jornalista deixou São Paulo e se mudou para Brasília. No Distrito Federal, ela integra a equipe do Ministério de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. O convite para fazer parte da pasta partiu do ministro Marcos Pontes. “Um privilégio continuar fazendo o que mais gosto: comunicar e esclarecer!”, afirmou a profissional em seu perfil no Instagram.

izabella camargo - movimentacoes na imprensa - jornalista
Izabella Camargo em cerimônia no MCTIC (Imagem: Flávio Guedes)

Também no governo?

Na última semana de 2018, Alexandre Garcia deixou a TV Globo, emissora em que trabalhava desde 1988. Desde então, seu nome foi ventilado para ser porta-voz da presidência da República e, mais recentemente, como possível diretor-presidente da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). Em entrevista ao site Poder 360, ele negou qualquer possibilidade de fazer parte da equipe do presidente Jair Bolsonaro. Com quase um milhão de seguidores no Twitter, ele revelou a ideia de investir cada vez mais no mercado de influência digital. Um canal no YouTube está em seus planos.  De concreto por enquanto, o jornalista segue como articulista de impressos, como o Estadão, e comentarista em mais de 200 rádios espalhadas pelo país. Em dezembro, inclusive, assinou contrato com a Nova FM de Ipiaú (BA).

Nova York – São Paulo

Depois de quatro anos como correspondente internacional da TV Globo, Fábio Turci deixou Nova York na primeira semana de 2019. Diferentemente de Izabella Camargo e Alexandre Garcia, ele segue como contratado da emissora. Agora, faz parte da redação do canal em São Paulo. “As experiências me transformaram pra sempre – e reforçaram convicções. Volto ao Brasil ainda mais apaixonado pela minha profissão, consciente da nobreza e do potencial transformador do jornalismo e disposto a trabalhar por ele e por quem precisa”,  reforça o jornalista em postagem na rede social.

Mais Grupo Globo

Fábio Turci não foi a única mudança de posição dentro do Grupo Globo neste início de ano. Um dos mais prestigiados cronistas esportivos do país, Rafael Marques começa 2019 sem responder pela coordenação de esportes das rádios Globo e CBN no Rio de Janeiro. O jornalista, contudo, segue na empresa como comentarista. Ele participará das jornadas (bola rolando) e programas de estúdio. “Estou muito animado para essa nova fase, que se incia em fevereiro”, adiantou o profissional que, no momento, curte férias ao lado da família.

Contrato renovado

No âmbito do jornalismo esportivo quem segue com a mesma função é Hugo Botelho. A parceria do narrador com a ESPN foi renovada no primeiro dia útil de 2019. A relação profissional entre as duas partes começou em 2013, com o projeto de rádio organizado pela emissora. Nos canais de TV do grupo voltado ao “fã de esporte”, o narrador atua desde 2014. O trabalho lhe rendeu indicação ao Prêmio Comunique-se 2018 como ‘Locutor Esportivo’.

hugo botelho - movimentacoes na imprensa - jornalista
Hugo Botelho: contrato renovado com a ESPN (Imagem: divulgação)

Baixa em web rádio

Em 2018, a Rádio SRZD estreou programação para a praça São Paulo. Em 2019, porém, o projeto seguirá sem o narrador Marcelo Gomes. Ex-rádios Globo e CBN (de Minas Gerais e SP), ele usou o Facebook para avisar que o seu ciclo na iniciativa do site criado pelo Sidney Rezende chegou ao fim. “Obrigado, Sidney e direção da rádio pela confiança. Valeu, equipe.
Foi um prazer”, agradeceu o locutor esportivo. Por ora, Marcelo Gomes tem narrado jogos da NBA pelo serviço de streaming comercializado pela própria liga de basquete: o NBA League Pass.

Espaço para crônicas

Após encerrar 2018 com excelente reportagem produzida por Eumano Silva (A tragédia de Mariana vista pela janela do trem), o site Metrópoles chegou a mais um ano demonstrando que segue investindo em bons conteúdos. Logo no dia 1º de janeiro, o veículo de comunicação dirigido pela jornalista Lilian Tahan passou a contar com mais um reforço: a cronista Conceição Freitas. A profissional tem colaborado com três novos textos por semana. Os materiais são publicados às terças, quintas e domingos.

Baixa no SBT

Enquanto o site Metrópoles investe em contratação, o SBT vai no caminho oposto. Na semana passada, o Na Telinha informou que um dos mais antigos repórteres da emissora em São Paulo foi dispensado. Celito Esteves era contratado da emissora de Silvio Santos desde 2005. Além do jornalista, um editor e um produtor deixaram o veículo de comunicação logo nos primeiros dias de 2019.

Fim de uma era na Veja

Quem também deixou um veículo de comunicação depois de anos de colaboração foi Thaís Oyama. Desde a edição de 21 de dezembro, a jornalista não figura no expediente da Veja. Na publicação da Editora Abril, ela foi  editora, editora-executiva e desde 2012 era uma das redatoras-chefes. Com a saída de Thaís Oyama, a semanal segue com quatro profissionais na função que responde diretamente ao diretor de redação, André Petry. Isso porque o executivo promoveu Jerônimo Teixeira, que se torna par de Maurício Lima (Rio de Janeiro), Policarpo Júnior (Brasília) e Fábio Altman (São Paulo).

thais oyama - movimentacoes na imprensa - jornalista
Thaís Oyama deixou a Veja em dezembro (Imagem: reprodução)

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli e a repórter sênior Nathália Carvalho.

COMENTAR

COMENTAR