Portal Comunique-se

Na Bahia, jornalistas serão vacinados em grupo prioritário

A decisão inclui jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e blogueiros acima de 40 anos

Os profissionais da imprensa serão vacinados na Bahia. A inclusão da categoria no grupo prioritário da vacinação contra a Covid-19 foi divulgada na terça-feira, 18, e publicada nesta quinta-feira, 20, no Diário Oficial do Estado. Ainda não há previsão de data para que o grupo seja, de fato, vacinado.

Leia mais:

O grupo contemplado pela decisão é composto por jornalistas, fotógrafos, cinegrafistas e blogueiros acima de 40 anos. A vacinação do grupo é válida para todo o estado e, em todos os casos, é necessário que os profissionais sejam registrados e apresentem a carteira profissional ou da empresa onde trabalham.

“Deixando claro: são profissionais de comunicação atuando em atividades externas ou ambientes confinados tais como redações e estúdios! As empresas deverão atestar que os referidos profissionais se encaixam nesse perfil. Queremos proteger quem está sob risco”, escreveu o secretário da Saúde do Estado da Bahia, Fábio Vilas-Boas, no Twitter.

Inclusão de blogueiros

A alteração no grupo prioritário da vacinação causou polêmica, especialmente, por incluir os blogueiros. A decisão gerou questionamentos e críticas em entrevistas e em suas redes sociais. Sobre o assunto, o secretário informou que não serão considerados os influenciadores digitais e que o documento refere-se apenas aos blogs noticiosos.

“No interior, em muitos municípios, não existe estrutura formal de imprensa, mas existem blogs que noticiam os fatos do dia-a-dia. Esse é o jornalismo moderno, feito de forma online, por jornalistas profissionais”, ressaltou, nas redes sociais.

Em outros estados

A inclusão de jornalistas nos grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19 tem sido amplamente discutida em diversos Estados e a nível nacional. Com o apoio dos sindicatos, o assunto foi levado a órgãos públicos, por considerar-se que a imprensa desempenha um papel essencial à sociedade e os profissionais têm atuado na linha de frente do combate à pandemia.

Compartilhe
0
0

Julia Renó

Jornalista, 24 anos. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS), pós-graduanda em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integra o time de jornalistas do Grupo Comunique-se desde julho de 2020.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata