Marketing digital, marketing integrado, comunicação de marketing, marketing offline, marketing de marca, marketing multinível, marketing onmichannel. Nunca se falou tanto dos vários “marketings”, mas o fato que realmente permanece é a necessidade de que produtos e serviços precisam se comunicar com seus públicos de interesse.
O marketing é tudo que se relaciona com a ideia da venda de um produto ou serviço; mais ainda, da própria marca. Segundo a Wikipedia, marketing é “a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado”.
Nesse sentido, a perenidade da disciplina permanece, mas sua importância se torna cada vez mais vital, num mundo onde a informação – nem sempre boa ou verdadeira, chega em segundos ao consumidor final.
Conhecer seu produto e conhecer quem compra seu produto. Parece óbvio e simples. Só que não é. Num ambiente disperso e fluido como o da economia atual, as marcas precisam coexistir com seus públicos de interesse e consumo; precisam estar nos lugares onde seu público está, precisam “experimentar” a própria cultura e propósitos, para entender porque encantam este e não aquele consumidor. E isso também se aplica ao employer branding, na atração e retenção de talentos, na medida em que cria o sentimento de “querer pertencer”, de “gostar de pertencer”.
Essa é o que chamo de jornada da marca, um processo de aprendizado que passa pelo entendimento da trajetória que a une a seus públicos-alvo. É esse aprendizado que propiciará ao fim do dia, a experiência prazerosa do cliente/talento, que se encantará e se tornará um consumidor/embaixador da marca, a tão falada “jornada do cliente/candidato”.
Para isso é imprescindível criar estratégias vencedoras, que considerem o conjunto de ferramentas e plataformas de que a marca dispõe, definindo seus usos e verbas em função de seus públicos e de seu momento. Nada de pacotes fechados ou daquilo que é moda: é preciso personalizar a abordagem e assim assegurar o resultado que se pretende.Reconhecer a própria cultura, manter a coerência entre o DNA da organização e seu marketing, é respeitar a identidade da marca.
Isso transmite autenticidade e segurança aos públicos de interesse, criando a diferenciação tão necessária a qualquer produto ou serviço. Marketing é comunicação e “quem não se comunica se trumbica” já dizia o Velho Guerreiro. Com inteligência, sensibilidade e timing, ele alavanca e sustenta qualquer marca; por isso, marketing é para sempre, mas é principalmente bem-feito e para já.
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Por Karina Grechi Tagata. Jornalista, com mais de 25 anos de profissão, adquiridos em grandes empresas de segmento de mídia e multinacionais, com vivência gerencial em comunicação e marketing. Atua como Assessora de Imprensa voluntária no Conselho Regional de Relações Públicas de São Paulo e Paraná.
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