Oito projetos brasileiros foram selecionados para receber apoio financeiro do Google News Initiative (GNI). As ideias selecionadas foram avaliadas para a nova edição do Desafio de Inovação, que teve inscrições iniciadas em março deste ano e é composto por organizações ligadas ao jornalismo de nove países da América Latina.
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Segundo o Google, os projetos contemplados nos nove países receberão, no total, o financiamento de US$2 milhões. Individualmente, o valor poderá chegar a US$ 250 mil, que deverá ser utilizado para o desenvolvimento das propostas enviadas à empresa americana.
O objetivo do auxílio do GNI é contribuir com a promoção de um “ecossistema de notícias mais sustentável e diverso” para o jornalismo latinoamericano. Para o head de Inovação do núcleo do Google, Ludovic Blecher, essa é, inclusive, uma forma de enfrentar desafios vividos atualmente.
“Inovar, essencialmente, é desenvolver processos criativos e explorar novas abordagens para mudar a maneira como uma organização ou mesmo todo um ecossistema enfrenta seus maiores desafios no momento”, pondera Blecher.
Parabéns aos oito vencedores brasileiros do Desafio de Inovação da @GoogleNewsInit: @_fiquemsabendo @Folha @appcivico@revistaazmina@mzconteudo@colaboraprojeto @AGazetaES @em_com
— Rosental (@Rosental) July 21, 2021
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Desafio de inovação do Google News 2021
Nesta edição do programa, as organizações participantes foram selecionadas com base em seu impacto, transformação, inovação e diversidade. No Brasil, as propostas enviadas poderiam envolver temas como inteligência artificial e aprendizado de máquina, visualização de dados, desenvolvimento de novas ferramentas e criação de novas formas de interação com o público.
Veja, na íntegra, a lista de veículos de comunicação brasileiros selecionados para a segunda edição do programa, segundo comunicado enviado ao Portal Comunique-se:
- Associação Fiquem Sabendo: A ‘Agenda Transparente’ é uma plataforma de transparência voltada a auxiliar o trabalho de jornalistas por meio do monitoramento em tempo real das agendas das autoridades e agentes públicos brasileiros, a partir de informações hoje disponibilizadas de modo disperso e não padronizado na internet.
- Folha de S. Paulo: O ‘Voz Delas’ é uma ferramenta de monitoramento que vai apontar aos jornalistas em tempo real a representatividade de mulheres nos diversos conteúdos em produção do jornal. Por meio de aprendizado de máquina e inteligência artificial, os jornalistas receberão sugestões de mulheres especialistas que poderiam ser entrevistadas para cada tema.
- Estado de Minas: Baseada em IA, a ‘Scoop’ é uma plataforma voltada à identificação de pautas e tendências de assuntos por meio do monitoramento de redes sociais, gerando alertas personalizados para jornalistas na redação. A solução pode ser ajustada por editoria ou tema de interesse.
- AppCívico: O ‘Facts-NFT’ cria um novo modelo de negócios para o jornalismo, convertendo conteúdos jornalísticos históricos em produtos digitais exclusivos, NFTs (non-fungible token) que poderão ser comprados, colecionados e revendidos.
- Rede Gazeta: Com o intuito de auxiliar veículos pequenos e médios em seus processos de digitalização, o ‘Gazeta SDK’ é um pacote de soluções digitais voltadas à otimização da produção, edição e gerenciamento móvel de conteúdo multimídia.
- Revista AzMina: O ‘Amplifica’ é uma ferramenta que visa facilitar a participação da comunidade com os sites de notícias, usando ferramentas de monitoramento de redes sociais para organizar um fluxo orgânico de conteúdo e, assim, aproximar as pessoas e enriquecer discussões importantes.
- Marco Zero Conteúdo: em colaboração com outros nove sites jornalísticos do Nordeste brasileiro e a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), o projeto cria uma ferramenta para diagnosticar problemas de acessibilidade em sites jornalísticos e identificar conteúdos de qualidade, acessíveis e inclusivos.
- Projeto #Colabora: projeto colaborativo vai monitorar Diários Oficiais de municípios brasileiros e, por meio de aprendizado de máquina, extrair informações de atos públicos referentes a temas ambientais e disponibilizar de modo organizado para jornalistas, empresas e ONGs.
Além do Brasil, outros cinco países também foram contemplados no programa, chegando ao número de 21 projetos participantes. No total, o valor de US$2 milhões será compartilhado com cinco projetos da Argentina, dois do Peru, um da Bolívia, um da Colômbia, um da Costa Rica, um da Guatemala, um do México e um de El Salvador.
Iniciativas do GNI
Desde a sua criação no Brasil, em 2018, o Google News Initiative tem desenvolvido diversos programas que têm como objetivo o apoio à produção de conteúdos jornalísticos no país. Alguns exemplos de iniciativas são o programa de aceleração de startups jornalísticas, o projeto de educação midiática, em parceria com o Instituto Palavra Aberta, e o programa de crescimento digital, destinado a empresas de mídia.