COMUNICAÇÃO

Perda no jornalismo: morre ex-colaborador d’O Pasquim

luiz carlos maciel jornalista pasquim
Jornalista Luiz Carlos Maciel morreu no sábado, 9 (Imagem: Arquivo Pessoal)

Jornalista e ex-colaborador d’O Pasquim, Luiz Carlos Maciel morreu aos 79 anos no Rio de Janeiro. Enterro aconteceu nesta segunda-feira, 11

Morreu o jornalista Luiz Carlos Maciel. O comunicador sofria com o agravamento de doença pulmonar obstrutiva (DPOC) e estava internado no Hospital Copa D’Or desde 26 de novembro com quadro de infecção. No sábado, 9, ele foi vítima de falência múltipla dos órgãos. O enterro aconteceu nesta segunda-feira, 11, no Cemitério Memorial do Carmo, no Caju.

Na imprensa, Luiz Carlos Maciel colaborou com veículos como O Pasquim, Rolling Stone, Correio da Manhã, Jornal do Brasil, O Jornal, Fatos e Fotos, Folha e Veja. O comunicador teve sua história marcada como ícone da contracultura e, recentemente, foi consultor do Grupo Globo na produção da série ‘Os dias eram assim’, que tinha os anos da ditadura como contexto histórico – em 1970, o jornalista foi preso pelo regime militar e passou dois meses na Vila Militar.

Os ensaios contraculturais de Maciel apareceram, também, em seu trabalho para o mercado editorial, em que ele publicou obras como Nova Consciência (1972), A Morte Organizada (1975), Negócio Seguinte (1978) e Geração em Transe – Memórias do Tempo do Tropicalismo (1996). O jornalista chegou a dirigir filmes, como é o caso de Society em Baby-Doll, de 1965, a atuou como roteirista na Globo e da Rede Record.

Maciel deixa a viúva Maria Cláudia, com quem estava casado desde 1976, os filhos Lúcia Maria e Roberto (do primeiro casamento) e quatro netos.

Nas redes sociais, amigos lamentaram a morte do jornalista.

“Luiz Carlos Maciel foi um dos homens mais bonitos que já vieram de longe para viver na Bahia. Morreu hoje no Rio, onde,…

Publicado por Caetano Veloso em Sábado, 9 de dezembro de 2017

Morreu Luiz Carlos Maciel, jornalista, filósofo, escritor, roteirista. Nem sei do que morreu, sei que vai fazer uma…

Publicado por Rogério Marques em Sábado, 9 de dezembro de 2017

Morreu hoje Luis Carlos Maciel, um dos fundadores do Pasquim e um pensador que deixava o Regime Militar em polvorosa…Partiu mais 1 dos bons Jornalistas do País!!! 🙁 🙏

Publicado por Ivan Stephane Santos em Sábado, 9 de dezembro de 2017

Luis Carlos Maciel foi uma das minhas leituras prediletas de adolescente no Pasquim, onde junto com Jamil Almansur…

Publicado por Henrique Carneiro em Domingo, 10 de dezembro de 2017

Não sei dizer o que dói mais. Nossa história não ter memória? Ele ter passado os últimos anos em quase penúria? Essa…

Publicado por Alice Ruiz em Domingo, 10 de dezembro de 2017

Muito abalado pela morte de Luiz Carlos Maciel, de importância vital para a minha geração. Vivíamos numa escuridão de…

Publicado por Jamari França em Domingo, 10 de dezembro de 2017

Leia mais

SOBRE O AUTOR

Redação Comunique-se

Redação Comunique-se

Equipe responsável pela produção de conteúdo do Portal Comunique-se. Atualmente, a redação é composta pelo editor Anderson Scardoelli e a repórter sênior Nathália Carvalho.

COMENTAR

COMENTAR

Notícias Corporativas