Prêmio Gabo de 2019 vai reconhecer os melhores trabalhos da imprensa. Evento é organizado pela Fundação para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI)
Por Teresa Mioli. Texto publicado originalmente no site do Knight Center for Journalism in the Americas
A Fundação para o Novo Jornalismo Ibero-Americano (FNPI, por suas iniciais em espanhol) abriu inscrições para o Prêmio Gabo de 2019. A disputa reconhece os melhores trabalhos jornalísticos da Ibero-América.
Os prêmios são distribuídos em quatro categorias: texto, imagem, cobertura e inovação. O trabalho jornalístico deve ter sido concluído de 1º de abril de 2018 a 31 de março de 2019. O material pode ser em espanhol ou português, de acordo com a FNPI.
Os candidatos têm até 23 de maio para enviar seus trabalhos.
Os trabalhos inscritos vão passar por três rodadas de julgamentos. Os vencedores finais serão reconhecidos no Festival Gabo 2019 em Medellín, na Colômbia, em outubro.
Além disso, haverá dois outros reconhecimentos concedidos na cerimônia em Medellín, o Prêmio Clemente Manuel Zabala para um editor colombiano exemplar e o Prêmio de Reconhecimento à Excelência. Estes são escolhidos por um painel de especialistas e pelo conselho diretor da premiação, respectivamente.
O Prêmio Gabo começou em 2013 e é “inspirado nos ideais e no trabalho de Gabriel García Márquez”. Eles são dados pela FNPI com o apoio da Prefeitura de Medellín e dos Grupos Bancolombia e SURA e suas subsidiárias na América Latina.
Em 2018, obras de Peru, Argentina, Colômbia, Venezuela, Paraguai e Espanha foram reconhecidas com o Prêmio Gabo. O Prêmio de Reconhecimento de Excelência foi para o jornalista espanhol Ignacio Escolar do site eldiario.es. Editor do jornal El País de Cali, Diego Martínez Lloredo recebeu o Prêmio Clemente Manuel Zabala.
Leia mais – ‘Carreira’:
- Programa oferece bolsa de reportagem sobre meio ambiente
- Projeto Credibilidade chega ao Brasil. E você pode participar do lançamento
- Com novo dono, Grupo Abril tem vagas para repórteres
- Aprenda os segredos de um bom formato e saiba o que Endemol deseja
- Coletivo quer transformar jovens em “jornalistas da periferia” de SP
- Evento discute a liberdade de imprensa em tempos de extremos
- MasterClass discute o presente e o futuro da comunicação