Atração é apresentada por casal que se conheceu graças ao Portal Comunique-se
Os telespectadores brasileiros ganharam no início do mês mais uma opção de atração sobre turismo. Desde o dia 5 de maio, o Travel Box Brazil passou a ser a casa do ‘Viaje Por Aí’, programa apresentado, produzido e dirigido pelo casal formado pelos jornalistas Eliane de Souza e Ziomar Santos.
Leia mais:
- Prédio da Editora Abril vai a leilão
- TV Brasil comemora audiência em SP
- Mais uma mudança na CNN Brasil
Na primeira temporada no mais novo canal, o ‘Viaje Por Aí’ — importante frisar — resgata conteúdos gravados durante os anos de 2017 e 2018. Ou seja: o material que está indo semanalmente ao ar é fruto de trabalho realizado bem antes de o mundo parar (principalmente o setor de turismo) por causa da pandemia da Covid-19.
Para os telespectadores do Travel Box Brazil, Eliane e Ziomar definiram um roteiro focado no próprio Brasil. Apesar de alguns episódios mostrarem a vizinha Colômbia (os dois já exibidos são sobre lugares e curiosidades de Medellín), a maioria do conteúdo a ser transmitido pela atração terá como destaque as belezas nacionais.
Curiosidade: no episódio exibido em 12 de maio, Eliane e Ziomar entrevistaram Roberto Escobar, irmão de Pablo e um dos últimos membros ainda vivos do Cartel de Medellín.
Pelo novo canal, o ‘Viaje Por Aí’, que já teve vez na Record News e na VTV (afiliada do SBT em parte do interior paulista), vai ao ar semanalmente, às 18h30 de quarta-feira. Os episódios contam, ainda, com reprises às sextas (3h15) e aos sábados (6h30 e 15h30). O programa — assim como toda a grade do Travel Box Brazil — pode ser acompanhado pelo serviço Box Brazil Play e pelas principais operadoras de TV por assinatura do país. Atualmente, o canal está disponível em:
- Claro/NET — 557;
- Sky — 483;
- Vivo — 79;
- Vivo Fibra — 604;
- Oi TV — 149.
Programa inédito
A versão do ‘Viaje Por Aí’ no Travel Box Brazil contará com ao menos um episódio 100% inédito. A dupla de jornalistas se prepara para realizar um especial sobre São Sebastião, no litoral paulista. A ideia é que a gravação, tomando todos os devidos cuidados sanitários por causa da Covid-19, ocorra ainda em maio. “Será o nosso primeiro episódio depois da pandemia”, conta à reportagem do Portal Comunique-se a apresentadora Eliane de Souza.
Casal tem o Comunique-se como cupido
Jornalistas, Eliane de Souza e Ziomar Santos são mais do que colegas de profissão e parceiros de trabalho no projeto ‘Viaje Por Aí’. Marido e mulher, eles se conheceram por meio do antigo chat disponibilizado nos primeiros anos de vida deste Portal Comunique-se. Por meio do site, começaram a trocar mensagens. Depois, vieram o namoro, o casamento, parcerias no jornalismo e uma vida juntos.
“Continuamos trabalhando com jornalismo e agora temos juntos o nosso próprio programa de TV dedicado a viagens”
“Depois de meses conversando vez ou outra pelo próprio site, os assuntos deixaram de ser apenas sobre trabalho e então marcamos um encontro no shopping da minha cidade [Santo André, no Grande ABC Paulista]. E começamos a namorar no mesmo dia, em dezembro de 2003. De lá para cá foram quatro anos de namoro e agora já são 11 anos de casados. Continuamos trabalhando com jornalismo e agora temos juntos o nosso próprio programa de TV dedicado a viagens”, escreveu Eliane em artigo publicado no Portal Comunique-se em setembro de 2019.
Entrevista
Sobre a nova fase do programa, o Portal Comunique-se conversou com o apresentador Ziomar Santos. Confira, abaixo, a íntegra da entrevista.
No começo do mês, o ‘Viaje Por Aí’ retorna ao ar na televisão, agora por meio de parceria com o Travel Box Brazil. Como foram as negociações para o programa ter vez no canal?
As negociações foram demoradas, mas por causa de ajustes nos episódios para adequação ao padrão da Travel Box Brazil, mas é um canal como foco em programas de turismo, que nos interessa muito pela qualidade e visibilidade, com alcance em todo o Brasil, por meio das principais operadoras de TV por assinatura.
Quais motivos levaram a escolher pela exibição de viagens pela Colômbia e, principalmente, pelo Brasil?
Temos paixão pelo Brasil e pela América Latina. Buscamos sempre novidades para o público, a busca por lugares desconhecidos nos motiva.
A primeira temporada do ‘Viaje Por Aí’ no Travel Box Brazil contará com quantos episódios? Há conversas para a renovação?
Serão 18 episódios, mas temos conversado sim sobre a produção de uma nova temporada com exibição pelo Travel Box Brazil.
Dos lugares brasileiros que ainda irão ao ar, qual foi o mais inusitado que você e o seu companheiro de vida e de trabalho, Ziomar Santos, visitaram?
Sem dúvida, foi o Delta do Parnaíba, no litoral do Piauí. O Piauí tem apenas 66 kms de litoral, mas é maravilhoso. Entramos em um barco, no Rio Parnaíba, a equipe com quatro pessoas e o barqueiro, e tivemos dois momentos muito emocionantes. O primeiro foi na descida do rio, sentido ao delta. Na chegada, uma paisagem única e deslumbrante.
Só existem três deltas no mundo, e o Parnaíba é um desses três. Há rivalidade entre os Piauí e Maranhão por esse delta, que fica na divisa dos dois estados. De um lado, Parnaíba (Piauí); do outro, Tutóia (Maranhão). Os maranhenses o chamam de Delta das Américas.
Outro momento inusitado foi no retorno, na subida do rio. Fizemos a focagem noturna de jacaré e… um jacaré pulou em nosso barco, deixando toda a equipe desesperada, Mas, ficou tudo bem. O público poderá acompanhar tudo isso no episódio “Delta do Parnaíba”.
Com episódios gravados previamente, o ‘Viaje Por Aí’ contará com ao menos uma exibição inédita, mostrando São Sebastião, no litoral norte de São Paulo. Como será feito esse trabalho inédito?
Surgiu a oportunidade de gravarmos novamente em São Sebastião, cidade bastante receptiva ao nosso programa. Nesse episódio o foco será mostrar os novos roteiros turísticos e gastronômicos da cidade. Além dos protocolos sanitários, queremos mostrar aos fãs do programa que é seguro viajar na pandemia, com distanciamento, uso de máscara e uso do álcool em gel. Mostraremos também que os estabelecimentos estão cumprindo os protocolos sanitários. Será um programa inédito, muito educativo, mas a idéia é poder contribuir com a retomada do turismo.
Com destaque a trabalhos feitos em solo brasileiro, o que dizer para quem não vê o turismo nacional com bons olhos?
Somos positivos e acreditamos muito no potencial do turismo brasileiro. Temos 8.000 kms de belas praias, belíssimos parques nacionais, cachoeiras, museus, centros culturais, gastronomia diversificada e muita natureza. Apenas temos que nos organizar internamente, nos vender melhor, custos menores, incentivar o turismo doméstico e estruturar alguns destinos. O turismo é um grande gerador de emprego e renda. Neste momento de crise mundial, o turismo pode ser o gerador dessa mudança, com grande demanda reprimida.