Carreira

Projeto quer levar educação midiática para maiores de 60 anos

Pessoas acima de 60 anos são o público-alvo de uma nova ação para a educação midiática. Criado pelo Instituto Palavra Aberta, o EducaMídia 60+ tem como objetivo capacitar os participantes a ler e produzir informações “de maneira reflexiva e responsável”. O material está disponível de forma online e gratuita.

Leia mais:

A iniciativa foi idealizada a partir de dados a respeito da frequência com a qual pessoas idosas têm sido vítimas de golpes digitais. Para interromper essa realidade, o projeto disponibiliza uma coleção de materiais gratuitos e recursos pedagógicos sobre educação midiática aos alunos.

“O percentual de pessoas com mais de 60 anos no País com acesso à rede mundial de computadores cresceu de 68% para 97%, nos últimos quatro anos. Essa nova era de conexão tem promovido debates e iniciativas para auxiliar esse público. E é nesse contexto que o EducaMídia60+ pretende atuar: como uma prestação de serviço à sociedade”, afirma Patrícia Blanco, presidente do Instituto Palavra Aberta, com base em dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban).

Todo o material do EducaMídia 60+ está disponível no site do projeto e dividido em cinco módulos. A ideia é que o programa seja uma plataforma de disponibilização de informações e auxilie pessoas interessadas, de forma que não são realizadas aulas e o conteúdo pode ser acessado em sequência ou de forma independente.

Os módulos encontrados no site são, segundo o comunicado do Palavra Aberta:

  1. Introdução ao mundo conectado: formado por um guia básico de navegação pela internet, com dicas práticas de como buscar informações e avaliar os resultados encontrados.
  2. O universo da informação: auxilia o leitor a identificar os diversos tipos de conteúdo disponíveis nas redes ou recebidos por amigos e familiares.
  3. Muito além das Fake News: os materiais retratam a história da desinformação, mostram os perigos que uma informação falsa pode representar para a sociedade e apresentam uma série de dicas sobre como evitar cair em armadilhas na internet.
  4. Quem sou eu nas redes sociais: convida o leitor a refletir sobre como usar as principais redes sociais de maneira mais segura
  5. Golpes: por fim, o material apresenta orientações sobre como pessoas acima de 60 anos podem se proteger de crimes financeiros na internet e orienta sobre os canais mais adequados para denunciar golpes.

O conteúdo é disponibilizado por meio do site do EducaMídia 60+, de forma gradual. Até o fechamento da matéria, os interessados podem acessar o primeiro módulo: “Introdução ao mundo conectado”.

Compartilhe
0
0
Julia Renó

Jornalista. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integrou o time de jornalistas do Grupo Comunique-se de julho de 2020 a abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

16 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago