Opinião

Rádio investe em contratações e movimenta a crônica esportiva

Temporada futebolística começa agitada para a 105 FM. Nos últimos dias, a equipe esportiva da emissora de sediada em Jundiaí anunciou as contratações de três reforços. Chegam à rádio Hugo Botelho, Lucas Basílio e Maércio Ramos

Um é pouco, dois é bom e três é… excelente! Ao menos é dessa forma que o departamento de esportes da rádio 105 FM está encarando a montagem da equipe para a temporada 2020. Nos últimos dias, a emissora de Jundiaí, no interior de São Paulo, se reforçou triplamente. Chegam ao veículo o narrador Hugo Botelho, o repórter Lucas Basílio e o repórter & apresentador Maércio Ramos.

Leia mais:

O primeiro nome anunciado pela 105 FM Futebol Clube representa a retomada de uma parceria. Natural de Lavras, cidade do sul de Minas Gerais, Hugo Botelho teve a sua primeira experiência no radioesportivo paulista na própria 105 FM. Posteriormente, passou pela hoje finada Bradesco Esportes FM. Também acumulou trabalhos para Rádio Bandeirantes de Campinas, portal Terra e BandSports. Agora, além da reestreia, segue como locutor esportivo dos canais ESPN.

Ao falar de sua volta para o time da 105 FM Futebol Clube, Hugo Botelho destaca que o público pedia a retomada da parceria. “A 105 FM me mostrou para o mercado, eu cheguei de Minas Gerais para ser o número 1 da rádio. Foi um desafio muito grande. E deu certo! Implantamos uma narração mais descontraída”, diz o narrador — que pelo dial já chegou a mandar um atacante do Corinthians ir “à merda” (vídeo abaixo). “Desde quando eu saí da 105, os ouvintes pediam para eu voltar”.

“Vá à merda, Arce!”

Reconhecido pelo público e por colegas do meio, que já lhe conferiram indicações ao Prêmio Comunique-se e outras congratulações, Hugo Botelho pontua que volta para a 105 FM podendo agregar com a experiência adquirida nos últimos anos. Ele revela que sua participação não ficará restrita a narrações de jogos de futebol. Participará de atrações da casa. “Volto bem mais experiente, vou participar de alguns programas da emissora num momento muito importante na minha vida”.

Contratando repórteres

O investimento da equipe 105 FM Futebol Clube não se resume à locução. Junto a Hugo Botelho, a emissora anunciou a contratação do repórter Lucas Basílio. Assim como o narrador, ele acertou contrato de um ano. E assume o mais novo desafio profissional com a garra de um jovem comunicador, mas que já tem experiência de sobra. Antes da 105 FM, ele foi repórter em estações de rádio (Equipe Líder, Rádio Capital AM, Bandsports e Super Rádio) e produtor de televisão (BandSports, Fox Sports e SporTV/Globo).

Hugo Botelho [esq.] e Lucas Basílio. Dupla reforça o esporte da 105 FM. (Imagem: divulgação)
De volta ao dial, Lucas Basílio sinaliza estar realizando um sonho. “Desde o início da minha carreira, sempre tive a expectativa de trabalhar em uma grande emissora, me sinto realizado com essa oportunidade”, comenta o repórter, conforme divulgado pela equipe de comunicação da 105 FM Futebol Clube . “Valeu todo o meu esforço que eu tive na minha vida”, prossegue o jornalista que tem no currículo o Troféu Aceesp 2016 na categoria repórter de rádio.

Espaço para o “Morcegão”

Com mais de 30 anos de carreira dedicada à crônica esportiva, o repórter e apresentador Maércio Ramos reforça que, apesar do tempo de trabalho, se sente como um jovem comunicador ao chegar à 105 FM. “Parece que estou começando hoje na minha carreira. A emoção é muito grande, voltarei a fazer o que eu mais gosto”, comenta o emocionado radialista que é conhecido pelo apelido “Morcegão”. Entre outros veículos, ele — que estreia na casa nesta segunda-feira, 20 — já “bateu asas” pelos lados da Rádio Educadora de Campinas, da Gazeta AM e da Rádio Globo de São Paulo.

“Vou encarar da melhor maneira possível, quero acrescentar à equipe conteúdo e também carisma”, destaca Maércio Ramos. Na 105 FM, o “Morcegão” da crônica esportiva brasileira será aproveitado de mais de uma forma. Para a cobertura dos jogos, será escalado como repórter de campo. Trabalhará, ainda, como apresentador ou comentarista do programa ‘105 FM Futebol Clube’. A atração, que dá o nome da equipe esportiva, vai ao ar de segunda a sexta, das 18h às 19h.

O “Morcegão” Maércio Ramos. Experiente comunicador também se junta ao time da 105 FM Futebol Clube. (Imagem: divulgação)

Chefe entusiasmado

Diretor-geral do departamento de esportes da 105 FM, Luís Marcelo Bigatto demonstra entusiasmo com a equipe que está sendo montada neste início de 2020. Ano em que o time terá muito trabalho. Além de cobrir jogos do Campeonato Paulista, da Copa do Brasil e do Brasileirão, a emissora promete acompanhar de perto as ações dos quatro grandes clubes paulistas (Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians) na Taça Libertadores da América.

“Queremos aperfeiçoar a produção do jornalismo esportivo e estreitar a relação com os ouvintes, nosso maior patrimônio. E, sobretudo, transmitir credibilidade e fortalecer a imagem de nossos anunciantes, parceiros importantes e indispensáveis nesse desafio”, afirma o comunicador-gestor, que aposta na mescla da juventude com a experiência. “É importante ter profissionais experientes que tenham afinidade com o público, mas não podemos deixar de olhar para os jovens jornalistas. Todo jornalista experiente, um dia foi um jovem buscando uma oportunidade de mostrar o seu trabalho”, complementa Luís Marcelo Bigatto.

O diretor-geral de esportes da 105 FM, Luís Marcelo Bigatto [esq.]. O comunicador-gestor aparece ao lado de Hugo Botelho e Marcel Capretz. (Imagem: divulgação)
Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

NielsenIQ (NIQ) designa Steen Lomholt-Thomsen como Diretor Comercial

Lomholt-Thomsen irá se concentrar no crescimento mundial e na estratégia do cliente

14 horas ago

Rampur Distillery ilumina Diwali na Times Square, em Nova York

Rampur Asava Indian Single Malt eleito o melhor uísque do mundoRampur lança nova expressão: Barrel…

2 dias ago

Redtrust cria soluções para controle on-line de documentos

Empresa cresceu 150% desde que iniciou as operações no Brasil; representante de vendas da Redtrust…

2 dias ago

Marca de joias anuncia primeira linha feminina e nova CEO

Key Design, marca de joias masculinas com mais de dez anos de trajetória, anuncia Anna…

2 dias ago

Alimentação infantil saudável é apresentada para pediatras

A Papapá esteve presente no 41º Congresso Brasileiro de Pediatria, onde reforçou o compromisso com…

2 dias ago

Herbíssimo lança nova linha de skincare para axilas

Herbíssimo Care chega ao mercado com quatro versões de desodorantes em creme antitranspirantes com combinações…

2 dias ago