ESPECIAIS

Rádio investe em contratações e movimenta a crônica esportiva

Rádio 105 FM Futebol Clube contrata Hugo Botelho Lucas Basílio e Maércio Ramos
(Imagem: Canva.com)

Temporada futebolística começa agitada para a 105 FM. Nos últimos dias, a equipe esportiva da emissora de sediada em Jundiaí anunciou as contratações de três reforços. Chegam à rádio Hugo Botelho, Lucas Basílio e Maércio Ramos

Um é pouco, dois é bom e três é… excelente! Ao menos é dessa forma que o departamento de esportes da rádio 105 FM está encarando a montagem da equipe para a temporada 2020. Nos últimos dias, a emissora de Jundiaí, no interior de São Paulo, se reforçou triplamente. Chegam ao veículo o narrador Hugo Botelho, o repórter Lucas Basílio e o repórter & apresentador Maércio Ramos.

Leia mais:

O primeiro nome anunciado pela 105 FM Futebol Clube representa a retomada de uma parceria. Natural de Lavras, cidade do sul de Minas Gerais, Hugo Botelho teve a sua primeira experiência no radioesportivo paulista na própria 105 FM. Posteriormente, passou pela hoje finada Bradesco Esportes FM. Também acumulou trabalhos para Rádio Bandeirantes de Campinas, portal Terra e BandSports. Agora, além da reestreia, segue como locutor esportivo dos canais ESPN.

Ao falar de sua volta para o time da 105 FM Futebol Clube, Hugo Botelho destaca que o público pedia a retomada da parceria. “A 105 FM me mostrou para o mercado, eu cheguei de Minas Gerais para ser o número 1 da rádio. Foi um desafio muito grande. E deu certo! Implantamos uma narração mais descontraída”, diz o narrador — que pelo dial já chegou a mandar um atacante do Corinthians ir “à merda” (vídeo abaixo). “Desde quando eu saí da 105, os ouvintes pediam para eu voltar”.

“Vá à merda, Arce!”

Reconhecido pelo público e por colegas do meio, que já lhe conferiram indicações ao Prêmio Comunique-se e outras congratulações, Hugo Botelho pontua que volta para a 105 FM podendo agregar com a experiência adquirida nos últimos anos. Ele revela que sua participação não ficará restrita a narrações de jogos de futebol. Participará de atrações da casa. “Volto bem mais experiente, vou participar de alguns programas da emissora num momento muito importante na minha vida”.

Contratando repórteres

O investimento da equipe 105 FM Futebol Clube não se resume à locução. Junto a Hugo Botelho, a emissora anunciou a contratação do repórter Lucas Basílio. Assim como o narrador, ele acertou contrato de um ano. E assume o mais novo desafio profissional com a garra de um jovem comunicador, mas que já tem experiência de sobra. Antes da 105 FM, ele foi repórter em estações de rádio (Equipe Líder, Rádio Capital AM, Bandsports e Super Rádio) e produtor de televisão (BandSports, Fox Sports e SporTV/Globo).

hugo botelho - lucas basílio - rádio 105 fm
Hugo Botelho [esq.] e Lucas Basílio. Dupla reforça o esporte da 105 FM. (Imagem: divulgação)
De volta ao dial, Lucas Basílio sinaliza estar realizando um sonho. “Desde o início da minha carreira, sempre tive a expectativa de trabalhar em uma grande emissora, me sinto realizado com essa oportunidade”, comenta o repórter, conforme divulgado pela equipe de comunicação da 105 FM Futebol Clube . “Valeu todo o meu esforço que eu tive na minha vida”, prossegue o jornalista que tem no currículo o Troféu Aceesp 2016 na categoria repórter de rádio.

Espaço para o “Morcegão”

Com mais de 30 anos de carreira dedicada à crônica esportiva, o repórter e apresentador Maércio Ramos reforça que, apesar do tempo de trabalho, se sente como um jovem comunicador ao chegar à 105 FM. “Parece que estou começando hoje na minha carreira. A emoção é muito grande, voltarei a fazer o que eu mais gosto”, comenta o emocionado radialista que é conhecido pelo apelido “Morcegão”. Entre outros veículos, ele — que estreia na casa nesta segunda-feira, 20 — já “bateu asas” pelos lados da Rádio Educadora de Campinas, da Gazeta AM e da Rádio Globo de São Paulo.

“Vou encarar da melhor maneira possível, quero acrescentar à equipe conteúdo e também carisma”, destaca Maércio Ramos. Na 105 FM, o “Morcegão” da crônica esportiva brasileira será aproveitado de mais de uma forma. Para a cobertura dos jogos, será escalado como repórter de campo. Trabalhará, ainda, como apresentador ou comentarista do programa ‘105 FM Futebol Clube’. A atração, que dá o nome da equipe esportiva, vai ao ar de segunda a sexta, das 18h às 19h.

Maércio Ramos - Morcegão - rádio 105 FM Futebol Clube
O “Morcegão” Maércio Ramos. Experiente comunicador também se junta ao time da 105 FM Futebol Clube. (Imagem: divulgação)

Chefe entusiasmado

Diretor-geral do departamento de esportes da 105 FM, Luís Marcelo Bigatto demonstra entusiasmo com a equipe que está sendo montada neste início de 2020. Ano em que o time terá muito trabalho. Além de cobrir jogos do Campeonato Paulista, da Copa do Brasil e do Brasileirão, a emissora promete acompanhar de perto as ações dos quatro grandes clubes paulistas (Palmeiras, Santos, São Paulo e Corinthians) na Taça Libertadores da América.

“Queremos aperfeiçoar a produção do jornalismo esportivo e estreitar a relação com os ouvintes, nosso maior patrimônio. E, sobretudo, transmitir credibilidade e fortalecer a imagem de nossos anunciantes, parceiros importantes e indispensáveis nesse desafio”, afirma o comunicador-gestor, que aposta na mescla da juventude com a experiência. “É importante ter profissionais experientes que tenham afinidade com o público, mas não podemos deixar de olhar para os jovens jornalistas. Todo jornalista experiente, um dia foi um jovem buscando uma oportunidade de mostrar o seu trabalho”, complementa Luís Marcelo Bigatto.

Luís Marcelo Bigatto - Hugo Botelho - Marcel Capretz - rádio 105 FM Futebol Clube
O diretor-geral de esportes da 105 FM, Luís Marcelo Bigatto [esq.]. O comunicador-gestor aparece ao lado de Hugo Botelho e Marcel Capretz. (Imagem: divulgação)

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR

COMO AGÊNCIAS PODEM CRESCER FATURAMENTO COM O INFLUENCER MARKETING?

Webinar

14/07 às 16:00