Responsável pela afiliada da Rede Globo de Televisão, o Grupo Paranaense de Comunicação (GRPCOM) demitiu jornalistas de sua própria emissora, a RPC, na segunda-feira, 17. De acordo com o Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Paraná (Sindijor PR), ao menos seis profissionais do canal foram dispensados de uma única vez.
Segundo o Sindijor PR, duas bases da RPC no interior do Paraná foram afetadas com as demissões. Na cidade de Ponta Grossa, foram dispensados uma apresentadora, uma pauteira e um repórter cinematográfico. Em Cascavel, outros três cortes: dois repórteres e um cinegrafista também acabaram perdendo seus respectivos empregos.
Ao abordar o assunto em seu site oficial, a direção do sindicato local colocou-se à disposição dos profissionais demitidos. “O Sindijor PR se solidariza publicamente a todos os jornalistas que vem sendo demitidos pelo grupo e coloca sua estrutura à disposição dos trabalhadores, desligados de seus postos de trabalho em um dos momentos mais difíceis da história recente da humanidade, especialmente no caso brasileiro”, pontuou a equipe de comunicação da entidade.
Além de se solidarizar com os jornalistas demitidos da RPC, o Sindijor PR registrou apoio àqueles que seguem como contratados pela afiliada da Rede Globo de Televisão no Paraná. Na visão da entidade, a mais recente onda de demissões pelos lados do GRPCOM resultará em acúmulo de funções e sobrecarga de trabalho para os comunicadores que, por ora, seguirão como funcionários da RPC.
“Não se pode ignorar os efeitos da política dos empregadores no sentido de colocar o lucro à frente da vida e também, da qualidade de informação prestada aos cidadãos”, acusa a entidade. “Cada um dos desligamentos representa fechamento de postos de trabalho e acúmulo de funções para os trabalhadores que ficam nas empresas”, finaliza a direção do sindicato.
Até o momento, a direção do GRPCOM não se manifestou a respeito das demissões nas unidades da RPC TV em Ponta Grossa e Cascavel.
O Dubai Future Forum faz previsões ousadas com a participação de 2 milhões de pessoas…
– Para fornecer novas tecnologias de visualização para produtos biofarmacêuticos no maior centro de pesquisa…
A empresa esportiva PUMA lançou o Green Flags, uma série de podcasts em cinco partes…
A Moody’s Corporation (NYSE:MCO) anunciou hoje que adquiriu a Numerated Growth Technologies (Numerated), uma plataforma…
A Veea irá apoiar a implementação da DeepGreenX de uma rede de energia virtual mundial…
No ano passado, a empresa expandiu sua infraestrutura de rede, base de clientes e operações…