As mudanças vão desde uma nova programação até o aumento no prazo de pedido de migração de rádios AM para FM
O mês de abril iniciou cheio de novidades na mídia brasileira. Na TV Aparecida, uma nova programação passou a ser transmitida no dia 6 de abril. Um dia antes, a Agência Senado anunciou o lançamento de seu perfil no Instagram. Já no âmbito do Governo Federal, foi reaberto o prazo para migração das rádios AM para FM.
Novos programas
Com quatro novos programas e a segunda temporada de outra atração, a TV Aparecida iniciou uma nova fase na última semana. O canal, que bateu recordes de audiência durante a pandemia, está investindo em conteúdos de entretenimento nos segmentos de música, culinária e religiosidade para o público jovem.
A programação conta com a nova temporada do reality show ‘Revelações Brasil’ e os novos programas ‘Luar do Sertão’, ‘Conectados pela Fé’ e ‘Sabor de Vida’ e o game show ‘Quarta Show’. Além deles, o ‘Kombina’, que já fazia parte da grade do canal, foi totalmente reformulado.
Expansão digital
Para levar os conteúdos da Agência Senado a mais pessoas, o site de notícias legislativas criou uma nova conta no Instagram. De acordo com publicação da agência de notícias, o perfil @agenciasenado será complementar à conta já existente, @senadofederal. “A intenção é entregar informação de qualidade, privilegiando o material visual gratuito e de excelência produzido diariamente pela equipe de repórteres fotográficos da agência”, aponta o texto.
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Com a novidade, o público poderá acompanhar as notícias pelo perfil do Senado Federal — o qual possui 1,7 milhões de seguidores — e acessar fotografias do dia a dia parlamentar na nova conta. “Vai ser mais uma oportunidade do cidadão ver as imagens do Senado registradas por quem está ali todos os dias. Além disso, vai ampliar a divulgação do parlamentar e facilitar o acesso a qualquer veículo de comunicação que precise das fotografias do Legislativo para noticiar melhor”, afirma a diretora da Secretaria de Comunicação do Senado, Érica Ceolin à reportagem da Agência Senado.
Do AM para FM
No dia 1º de abril foi reaberto o prazo para pedidos de migração das rádios AM para FM. Segundo matéria da Agência Brasil, ‘o decreto também estende a multiprogramação na TV digital por mais 12 meses’ e foi tomado devido à pandemia da Covid-19. As solicitações podem ser feitas por transmissoras AM que operam em ondas médias em caráter local e querem reenquadrar-se em serviços de caráter regional.
“A execução do serviço de radiodifusão sonora em ondas médias de caráter local somente será permitida até 31 de dezembro de 2023, quando o Ministério das Comunicações realizará o reenquadramento das outorgas remanescentes de caráter local para caráter regional”, ressalta o texto.
Ainda segundo a Agência Brasil, além da alteração de frequência das emissoras, a medida permite que um único canal transmita até quatro programações diferentes, de forma simultânea. “Após solicitado, o recurso poderá ser usado pelas emissoras depois da celebração de um convênio. Ao fim do prazo estabelecido, os convênios para a multiprogramação serão rescindidos”, explicou o Ministério das Comunicações ao site de notícias.