COMUNICAÇÃO

Band usa “barco de reportagem” durante alagamentos

tv bandeirantes usa barco e fica mais de 15 horas ao vivo
(Imagem: reprodução/Band)

Equipes de reportagens da TV Bandeirantes estão ao vivo desde às 5h. Em São Paulo, programas deixaram de ser exibidos em favor da prestação de serviços

Mesmo desfalcada devido aos alagamentos que tomam conta de parte da Grande São Paulo, o telejornalismo da Band não para desde às 5h desta segunda-feira, 10. Com repórteres nas ruas — ou em barco — e âncoras apostos nos estúdios, a emissora decidiu derrubar a sua programação normal para a região. Estratégia adotada para valorizar a prestação de serviços e divulgar informações sobre a chuva.

Chuva em SP:

Atrações como ‘Jogo Aberto’, ‘Os Donos da Bola’ e ‘Melhor da Tarde’ tiveram suas exibições canceladas para a praça São Paulo. O ‘Aqui na Band’ foi encurtado e, durante o tempo em que esteve no ar, funcionou a base de conteúdo jornalístico. O fato de Luiz Megale ter perdido o carro na enchente foi noticiado. O programa seguiu dando informações de repórteres e falando sobre a mobilidade na cidade.

luiz megale da band perde carro durante chuva em sao paulo
Chuva impediu Luiz Megale de chegar ao trabalho. Carro do jornalista ficou “boiando” na Marginal Pinheiros. (Imagem: reprodução/YouTube/Band Jornalismo)

O ‘Aqui na Band’ entregou a audiência da TV Bandeirantes para uma edição extraordinária do ‘Brasil Urgente’. No ar desde o horário do almoço, o programa teve a sua primeira parte apresentada por Joel Datena. O âncora detalhou que, assim como Luiz Megale, não conseguiu chegar à emissora na parte da manhã. Depois, coube a José Luiz Datena prosseguir no comando do noticiário vespertino.

Barco Band

Durante o ‘Brasil Urgente’, José Luiz Datena mostrou que a emissora estava usando um novo “veículo” de reportagem. Em vez de carro convencional, ele apresentou os telespectadores o “Barco Band”. O transporte hidroviário passou por ruas alagadas de Pinheiros, Vila Leopoldina e Lapa. Os bairros foram alguns dos mais afetados pelas chuvas. Uma senhora chegou a ser “socorrida” pela embarcação.

15 horas no ar

A equipe de comunicação da TV Bandeirantes informa que “até o final do ‘Jornal da Band’, por volta das 20h30, serão mais de 15 horas ininterruptas de cobertura”. Em São Paulo, outras canais da televisão aberta chegaram a derrubar parte de suas programações para cobrir os alagamentos. Foram os casos de, por exemplo, Globo e Record TV. Elas, contudo, chegaram a exibir atrações não jornalísticas no meio da tarde.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR