CARREIRA

Vinícius Dônola lança curso de “Sobrevivência do Novo Jornalista”

vinícius dônola apresenta o curso online sobrevivência do novo jornalista
O jornalista -- e professor -- Vinícius Dônola. Experiência transformada em curso online. (Imagem: divulgação)

Ex-repórter da Rede Globo e da Record TV mostra vertente educacional como professor de curso online

“Sobrevivência do Novo Jornalista” está organizado em seis módulos e coloca Vinícius Dônola como líder em prol da evolução de carreira na comunicação

Repórter, apresentador, comunicador digital e… professor. Com 30 anos dedicados à imprensa, somando anos e mais anos como funcionário da Rede Globo e da Record TV, Vinícius Dônola tem um novo projeto. E é na área educacional. Ele está à frente do “Sobrevivência do Novo Jornalista”. 100% online, o curso está em fase de pré-inscrições, disponíveis no site oficial do experiente profissional.

Leia mais:

CNN Brasil tem vaga temporária para editor web
Adalberto Piotto estreia programa de entrevistas
Gabriela Prioli terá vez no horário nobre da TV

Articulista-parceiro do Portal Comunique-se desde março, Vinícius Dônola lança seu curso no momento em que vem se dedicando à produção de conteúdo para as plataformas digitais. Desde o fim do ano passado, tem divulgado materiais no YouTube e no Instagram. Nessa fase, já entrevistou colegas como Renata Ceribelli (Globo) e Ana Paula Padrão (Band), mas também já forneceu dicas para quem deseja trabalhar na área. O “Manual para a TV”, por exemplo, conta com quatro partes.

E dica é o que não falta no curso online “Sobrevivência do Novo Jornalista”. Tanto que Vinícius Dônola e os organizadores da iniciativa afirmam que as aulas irão:

  • Ensinar técnicas que não se aprende na faculdade ou redação;
  • Poupar décadas de aprendizado, concentrando os 32 anos de experiência de Vinícius Dônola, com 32 videoaulas escritas e editadas pelo próprio jornalista;
  • Trazer o diferencial entre outros produtores de conteúdo que desconhecem os caminhos a seguir (e a NÃO seguir) na rotina de um jornalista;
  • E preparar o aluno na briga por melhores pautas e, com isso, por melhores cargos, salários, premiações e reconhecimento.
curso online sobrevivência do novo jornalista com vinícius dônola
Curso também enfatiza o que NÃO ensinará. (Imagem: divulgação)

Elogiado por quem entende

Organizado em seis módulos e com 6 horas de conteúdo, com direito a mais de 100 dicas técnicas, “Sobrevivência do Novo Jornalista” chega com a chancela de uma figura que, assim como Vinícius Dônola, é gabaritada quando o assunto é telejornalismo: Ana Paula Padrão. “Quando vi as aulas do amigo Vinícius Dônola, compreendi que aquilo que os grandes jornalistas, como ele, fazem porque aprenderam empiricamente, pode sim ser sistematizado e organizado para ajudar as novas gerações de repórteres!”, elogia a apresentadora.

“Vinícius mostra que esse artigo raro nos nossos dias, a informação de qualidade, não é para poucos e pode ser desenvolvido de maneira didática, séria e confiável”, complementa a atual funcionária da Band.

Como ter Vinícius Dônola como professor?

Os responsáveis pelo curso online avisam que desejam alcançar o maior número possível de jornalistas e estudantes do meio. Com esse objetivo, “Sobrevivência do Novo Jornalista” conta com condição especial de lançamento. Em vez de arcar com o valor total de quase R$ 1,2 mil, cada interessado pode se tornar aluno de Vinícius Dônola com investimento de 12 vezes de R$ 64,90. Para realizar a pré-inscrição, basta clicar em “quero aproveitar”, no site do comunicador, e informar nome, e-mail e telefone.

Projeto educacional e social

A iniciativa liderada por Vinícius Dônola chega com viés social, além de educacional. Isso porque a cada 10 inscrições confirmadas, o “Sobrevivência do Novo Jornalista” fará a doação de uma matrícula para o Nóiz Projeto Social — que atua em comunidades carentes do Rio de Janeiro. Além das aulas virtuais, o profissional se prepara para fornecer trabalho de mentoria. Atividade essa que, durante a crise do novo coronavírus, terá toda a renda revertida em compra de cestas básicas, que serão distribuídas pela organização não governamental SOS CDD. A ONG atual no bairro carioca de Cidade de Deus.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR