ESPECIAIS

William Waack é o mais novo webjornalista brasileiro

william waack - painel ww - webjornalista - arquivo globonews
William Waack nos tempos de apresentação do 'Painel GloboNews'. Formato ressurge na internet (Imagem: divulgação/acervo)

Ex-apresentador da TV Globo vai comandar programa de debates na internet. Em versão webjornalista, William Waack destaca a possibilidade de interação com o público. Estreia do ‘Painel WW’ está marcada para o dia 13 de abril

Profissional com larga experiência nas mídias impressa e televisiva, William Waack é o mais novo webjornalista do mercado. Aos 65 anos de idade, o ex-âncora do ‘Jornal da Globo’ fará a sua estreia no mundo virtual na próxima semana. A partir de 13 de abril, o comunicador estará no comando do ‘Painel WW’. Trata-se de atração produzida no formato debate a ser transmitida ao vivo, às sextas-feiras, pela internet.

Idealizado pelo próprio apresentador, o ‘Painel WW’ será exibido em multicanais online. O programa, que terá início às 14h, ganhará vez no Facebook, YouTube e no site que leva o nome do projeto. O painelww.com.br contará com comentários diários feitos pelo jornalista. As íntegras das edições ficarão disponíveis nas redes sociais e no domínio recém-criado. Plataforma digital criada em 2002, a AllTV entra como parceira do projeto, também tendo o direito de exibir ao vivo a atração de William Waack.

Além de transmitir o mais novo programa jornalístico na internet, a AllTV é a realizadora do ‘Painel WW’. Ação feita em parceria com a Infiniti, produtora baseada na cidade de São Paulo. Os jornalistas Alberto Luchetti e José Emílio Ambrósio são os nomes por trás das marcas AllTV e Infiniti, respectivamente. Dessa forma, a atração contará com cenário exclusivo, instalado no Morumbi, bairro da zona oeste paulistana.

william waack - webjornalista - painel ww
Logotipo da produção idealizada por William Waack (Imagem: divulgação)

Formato do programa

Sobre o formato, William Waack dá a entender que será parecido com o ‘Painel GloboNews’, programa de debates que comandou até 2017 na TV fechada, com adicionais voltados à interação com o público. “Vamos priorizar convidados de qualidade e foco nos grandes temas em evidência, interagindo com internautas e uma plateia formada por jovens”, comenta o mais novo webjornalista brasileiro. O tema e os convidados da edição de estreia ainda não foram divulgados.

“A interatividade hoje é peça fundamental para a abordagem de temas essenciais, no ano eleitoral mais importante da história recente do país” (William Waack)

Equipe do ‘Painel WW’

William Waack não contará apenas com as parcerias desenvolvidas com AllTV e Infinit. O ‘Painel WW’ chega ao mercado da comunicação digital com equipes montadas. A produção editorial, por exemplo, será de responsabilidade da MediaLink Comunicação Corporativa. A empresa é mantida por Adhemar Altieri, jornalista que soma passagens em veículos como TV Globo, SBT, Rádio Eldorado, CBC (Canadá), CTV (Canadá), CBS (Estados Unidos) e BBC (Reino Unido). A gestão da marca nas redes sociais e a relação com a imprensa também ficarão por conta da Media Link Brasil.

Ex-diretor de atrações produzidas por Band, TV Cultura e GNT, o jornalista e cineasta Ninho Moraes, que acaba de ser integrado à MediaLink, fará parte do programa. O time responsável por tirar o ‘Painel WW’ do papel se completa com a empresa OKN (desenvolvimento do site) e o consultor Ingo Ploger (comercial). “Criamos uma estrutura altamente profissional e experiente, o que me motiva para o contato renovado com o público e a introdução de características que sempre desejei adotar em meu trabalho”, diz o entusiasmado William Waack.

estúdio - painel ww - william waack - webjornalista
Concepção gráfica do estúdio do ‘Painel WW’ (Imagem: divulgação)

Carreira em jornal e TV

Natural de São Paulo, William Waack é formado em jornalismo pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Também é mestre em ciências políticas pela Universidade de Mainz (Alemanha). Começou a trajetória na imprensa trabalhando em jornais. No Brasil, foi repórter de O Globo, editor do Jornal do Brasil e secretário de redação do Jornal da Tarde. Premiado correspondente internacional, tendo conquistado dois prêmios Esso, desempenhou tal função para o Estadão e para a Veja.

Deixou a mídia impressa para ingressar na televisão. Contratado pelo Grupo Globo em 1996, foi correspondente internacional e, posteriormente, repórter especial. Tornou-se apresentador e editor do ‘Jornal da Globo’ em 2005. Acumulou as funções, com a de comandante do ‘Painel GloboNews’, até o início de novembro de 2017. Na ocasião, o atual webjornalista foi afastado após a divulgação de vídeo em que tece comentário de cunho racista. Em dezembro, o afastamento virou fim de contrato do comunicador com a TV Globo. Fora da televisão, ele voltou à mídia impressa, sendo anunciado como colunista do Estadão.

estúdio - painel ww - william waack - webjornalista
Transmitido pela internet, novo programa de William Waack contará com plateia (Imagem: divulgação)

Relembre textos sobre William Waack:

Vídeo | Entrevista de William Waack ao canal ‘Pingue-Pongue com Bonfá‘:

SOBRE O AUTOR

Anderson Scardoelli

Anderson Scardoelli

Jornalista, 28 anos. Formado pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e pós-graduado em jornalismo digital pela ESPM. Há nove anos no Grupo Comunique-se, onde idealizou os projetos 'Correspondente Universitário' e 'Leitor-Articulista'. Na empresa, já atuou como freelancer (inserção de conteúdo), estagiário de pesquisa, estagiário de redação, trainee de redação, subeditor e editor-júnior. É, desde maio de 2016, o editor responsável pelo Portal Comunique-se e pelo conteúdo do Prêmio Comunique-se.

1 COMENTÁRIO

COMENTAR