O veículo recebeu quantia equivalente a R$3,8 mil para investimento em sistema de segurança
Após sofrer um atentado, em março, o jornal Folha da Região de Olímpia, cidade no interior de São Paulo, recebeu ajuda financeira da ONG Repórteres Sem Fronteiras para a instalação de câmeras no prédio da redação. A contribuição dada pela organização internacional foi de 650 euros, equivalente a R$3,8 mil. O recurso foi enviado ao editor, José Antonio Arantes.
Leia mais:
- Bombeiro confessa ter ateado fogo contra redação de jornal
- Na internet, jornalismo do SBT se destaca na audiência
- Jornalista acusa Record de demissão por machismo
Segundo matéria publicada pelo próprio veículo de comunicação, a ajuda foi dada por profissionais de imprensa franceses, que tiveram conhecimento sobre o caso de tentativa de incêndio. Os equipamentos são destinados ao monitoramento do local onde, além de redação, é o estúdio da Rádio Cidade e, também, a casa de Arantes.
O contato entre os contribuidores e o editor foi feito por intermédio do jornalista Artur Romeu, do escritório da RSF para a América Latina no Rio de Janeiro. O profissional brasileiro está em contato com o editor da Folha da Região desde o atentado, no dia 17 de março.
Além da ajuda financeira, o jornal também tem recebido orientações de segurança e apoio de outras entidades. É o caso da RSF, da Artigo 19 e do Comitê para Proteção de Jornalistas (CPJ), por meio da correspondente no Brasil, Renata Neder. Além deles, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo (SJSP) têm acompanhado o caso no Estado e em Brasília.