ESPECIAIS

CNN Brasil desfalca Folha de S. Paulo e TV Cultura

cnn brasil - logo - vidro
CNN Brasil: anúncio de mais uma contratação. (Imagem: divulgação)

Daniela Lima é a mais nova contratada do projeto hard news que estreará em 2020

Exclusiva da CNN Brasil, jornalista deixa a Folha de S. Paulo e a TV Cultura

De uma única vez, a CNN Brasil desfalca as equipes da TV Cultura e da Folha de S. Paulo. Nesta terça-feira, 3, o projeto noticioso anunciou a contratação da jornalista Daniela Lima. Devido ao acerto com o futuro canal, que deve estrear apenas em março de 2020, ela já se desliga de suas ocupações atuais na imprensa. Deixa a apresentação do programa semanal ‘Roda Viva’ e a edição da coluna diária ‘Painel’.

Leia mais:

Na CNN Brasil, Daniela Lima terá dupla missão. Por um lado, será apresentadora de uma atração pensada para a televisão. Além disso, será a responsável por manter uma coluna a ser produzida com exclusividade para as plataformas digitais. Por ora, os detalhes do programa televisivo (como horário e dias de exibição) e da coluna virtual (escopo de cobertura e periodicidade de atualização) não foram divulgados pela empresa de comunicação.

Diretor-presidente e sócio-fundador da CNN Brasil, Douglas Tavolaro não poupa de elogios a mais nova contratada. Para o executivo, a jornalista é talentosa. “A Daniela Lima reúne credibilidade, experiência e grande trânsito no meio político. Ela estará presente, diariamente, em nossa programação na TV e nas plataformas digitais. Mais um grande talento que chega ao time da CNN Brasil”, comenta o comunicador-gestor.

Daniela Lima - CNN Brasil - Folha de S. Paulo - TV Cultura
Daniela Lima. Jornalista reforça equipe da CNN Brasil. (Imagem: divulgação/Spokesman)

‘Roda Viva’

A mais nova contratada da CNN Brasil assumiu a condição de apresentadora titular do ‘Roda Viva’, da TV Cultura de São Paulo, em agosto. Dessa forma, Daniela Lima se tornou a quarta mulher a comandar o programa semanal de entrevistas que é produzido pela emissora mantida pela Fundação Padre Anchieta desde 1986. Antes dela, a atração chegou a ser conduzida por Roseli Tardelli (1994), Lillian Witte Fibe (2008) e Marília Gabriela (2010–2011).

Daniela Lima se desliga da TV Cultura sendo uma das figuras que por menos tempo comandou a bancada do ‘Roda Viva’. Escolhida para substituir Ricardo Lessa, a jornalista desempenha a função há quatro meses. Em comunicado, a Fundação Padre Anchieta desejou sucesso à profissional e destacou que o desligamento ocorreu de forma “amistosa”. Com isso, apesar do acerto junto à CNN Brasil, ela permanecerá à frente do programa “até a data em que a direção da emissora lhe solicitar”.

“Apesar do curto período, a jornalista deixou sua marca naquele que é considerado um dos principais programas de entrevistas da televisão brasileira, que há mais de 30 anos preza pelo debate plural e relevante”, destaca parte da nota divulgada pela equipe de comunicação da TV Cultura — que ainda não definiu quem assumirá a atração. Sob comando da mais nova contratada da CNN Brasil, o ‘Roda Viva’ ganhou audiência e repercussão nas redes e veículos da mídia. Com a presença de Daniela Lima, o programa entrevistou figuras como os deputados federais Alexandre Frota (PSDB-SP) e Joice Hasselmann (PSL-SP).

daniela lima - cnn brasil - roda viva - tv cultura - folha de s. paulo - painel
Daniela Lima no comando de uma edição do ‘Roda Viva’. (Imagem: reprodução/TV Cultura)

‘Painel’

Graduada em jornalismo pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub), Daniela Lima soma 17 de carreira na cobertura dos bastidores do poder — seja em São Paulo ou no Distrito Federal. Tendo passagens pelas redações de Veja e Correio Braziliense, ela passou os últimos anos como contratada da Folha de S. Paulo. No jornal, assumiu em 2017 o cargo de editora responsável pela coluna ‘Painel’. Voltado ao noticiário político, o espaço já contou com os trabalhos de Renata Lo Prete (hoje na TV Globo, CBN e G1), Vera Magalhães (Estadão e Jovem Pan) e Natuza Nery (GloboNews, CBN e G1).

Você sabia? Durante um ano, Daniela Lima também foi “youtuber”. De agosto de 2018 a agosto deste ano, ela comandou um programa no MyNews

Com a saída de Daniela Lima para a CNN Brasil, a Folha de S. Paulo ainda não definiu quem será o responsável pela coluna ‘Painel’. Em contato com a reportagem do Portal Comunique-se, o diretor de redação do jornal paulistano, Sérgio Dávila, informa que o espaço seguirá ao decorrer dos próximos dias sob comando provisório de Fábio Zanini. Repórter especial da publicação, ele “assume como editor interino”, destaca Dávila.

fabio zanini - painel - folha de s. paulo
Fábio Zanini é repórter especial da Folha. Assume como editor interino da coluna ‘Painel’. (Imagem: Gabriel Cabral/Folhapress)

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR