CARREIRA

Google lança curso gratuito de machine learning para jornalistas

Google lança curso gratuito de machine learning para jornalistas - foto - Canva.com
(Imagem: Canva.com)

Introdução ao machine learning é o nome do curso online e gratuito

Iniciativa do Google voltada a jornalistas de todo o mundo está disponível em 17 idiomas, incluindo o português

Em meio ao isolamento social provocado em decorrência da pandemia do novo coronavírus, o Google organizou mais uma iniciativa exclusiva a profissionais da comunicação. A gigante da internet acaba de lançar o curso Introdução ao Machine Learning. Disponível em português e outros 16 idiomas, as aulas são 100% online e gratuitas. As inscrições estão abertas para jornalistas de todo mundo.

Leia mais:

Idealizado pelo Google News Initiative, divisão de fomento ao jornalismo digital ao redor do planeta, o novo curso conta com a participação de outras duas empresas. A Introdução ao Machine Learning surge a partir da parceria selada com a Journalism AI, projeto mantido pela London School de economia e ciências políticas. A VRT News, da Bélgica, completa o time responsável pela iniciativa.

O curso online e gratuito promovido pelo Google está organizado em oito aulas. No site, indica-se que a carga total é de 54 minutos. Mesmo antes de se inscrever, é possível baixar o PDF que “pauta” o treinamento virtual. O documento, aliás, conta com 52 páginas. No geral, segundo a equipe de comunicação da empresa de buscas, o objetivo é ajudar jornalistas a usarem de forma útil recursos de inteligência artificial.

google news initiative - introdução ao machine learning - curso online e gratuito
(Imagem: divulgação/GNI)

No sentido de aprendizado, inclusive, o curso se propõe a mostrar diferenças entre inteligência artificial e machine learning. Os métodos a serem utilizados em relação à tecnologia e até questões de algoritmos terão vez em Introdução ao Machine Learning. Dessa forma, o Google acredita que a produção de reportagens poderá ser facilitada.

“Pensando no futuro”

Responsável pelo News Lab do Google Brasil, Fabiana Zanni afirma que a iniciativa reforça o compromisso com a qualidade jornalística em um mundo cada vez mais digital. “O curso é parte do esforço da Google News Initiative de, pensando no futuro, fortalecer o jornalismo e ajudá-lo a inovar”, comenta.

“Fortalecer o jornalismo e ajudá-lo a inovar”

“Atualmente, diante do acesso a grandes volumes de dados no nosso dia a dia, é essencial para o jornalista entender como esse tipo de recurso pode ajudá-lo a trabalhar com essas bases e tirar delas sentido e informação relevante para o leitor”, complementa Fabiana Zanni.

Outros cursos

Além do recém-lançado Introdução ao Machine Learning, o Google News Initiative tem outros cursos online e gratuitos. Em comunicado à imprensa, a própria empresa destaca quatro:

  1. Jornalismo de Dados
  2. Reportagem Investigativa
  3. Publicação e Monetização
  4. Jornalismo Ambiental

A lista completa dos treinamentos está disponível no site do Google News Initiative.

Serviço

O quê?
Curso para jornalistas Introdução ao Machine Learning

Onde?
Online

Investimento?
Nenhum – 100% online

Como participar?
Inscrições disponíveis na página do Google News Initiative

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR