ESPECIAIS

Jornalista tira a gravata para falar de economia no YouTube

a economia sem gravata - canal de economia do jornalista luis artur nogueira no youtube
Jornalista "proíbe" uso de gravata em canal no YouTube (Imagem: reprodução)

Mais um jornalista investe em conteúdo audiovisual no online. Produzido por Luís Artur Nogueira, A economia sem gravata é o mais novo canal no YouTube

Jornalista, economista, palestrante e youtuber. Desde a terça-feira, 19, Luís Artur Nogueira tem mais uma atividade profissional. Ele é o idealizador e o rosto por trás do “A economia sem gravata”. O nome do novo canal de vídeos sugere o formato proposto pelo comunicador: falar de economia de forma simples e didática.

Quando o assunto é economia, o agora youtuber é uma autoridade. Ao longo da carreira na imprensa, já são mais de 20 anos dedicados à cobertura do setor. Atualmente, é editor do tema na IstoÉ Dinheiro e é o responsável pelo conteúdo do “Descomplicando a Economia”, blog que é mantido pelo site da revista da Editora Três.

E é justamente “descomplicar a economia” para o público do YouTube o maior desejo de Luís Artur Nogueira. No projeto recém-lançado na plataforma audiovisual do Google, o jornalista promete evitar o “economês” em suas produções. Materiais que, conforme promete, irão além de análises. Ele fará vídeos com dicas, sempre com o intuito de conversar com os internautas.

Leia mais:

Antes da estreia do “A economia sem gravata”, o jornalista usou a página que mantém no Facebook para fazer referência da estreia do canal com um dos craques do Brasil na Copa do Mundo. “Vem bater papo de economia comigo e aprender a ganhar mais dinheiro que o Neymar (pelo menos, investir melhor que ele)”, convidou o profissional com mais de duas décadas de trabalhos na mídia.

Não estranhe com a afirmação de que o editor – e youtuber – pode ajudar alguém a aumentar seus ganhos financeiros. Ao menos base acadêmica, Luís Artur Nogueira tem para isso. Formado em jornalismo pela Cásper Líbero, ele é economista graduado pela Universidade Paulista (Unip) e possui MBA em informações econômicas e mercado financeiro pela Fundação Instituto de Administração (FIA).

Vídeo de estreia do canal

A edição de número 1 do mais novo canal sobre economia do YouTube mostrou Luís Artur Nogueira tirando a gravata, que estava sobre a camisa. Em termos de conteúdo, o jornalista falou da proposta do projeto e revelou que estava realizando um sonho. Ele fez questão de homenagear o saudoso Joelmir Beting, com quem trabalhou por seis anos na Rádio Bandeirantes. “Com o Joelmir, aprendi que economia fala sem o ‘economês'”, comentou.

jornalista luis artur nogueira - tira a grava em video sobre economia - youtube
Luís Artur Nogueira fez jus ao nome do seu canal no YouTube e… tirou a gravata (Imagem: reprodução)

Indicado ao Prêmio Comunique-se

O lançamento do canal A economia sem gravata ocorre na semana em que Luís Artur Nogueira recebeu uma boa notícia. Pelo quarto ano consecutivo, ele é um dos 10 indicados na categoria ‘Economia – Mídia Escrita’ do Prêmio Comunique-se. Além de concorrer ao “Oscar do Jornalismo Brasileiro”, ele soma outros reconhecimentos no meio. Esteve na lista “+Admirados Jornalistas Brasileiros” em 2015 e 2016 e recebeu o título de “Jornalista Econômico” de 2009.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR