Apesar de decisão desfavorável no âmbito do Poder Judiciário, a concessão do canal 32.1 da Grande São Paulo não corre o risco de ser cassada. Ao menos é o que afirma um dos diretores da Jovem Pan, empresa de mídia interessada em assumir o espaço para, assim, levar adiante o projeto de televisão. Na visão de Paulo Machado de Carvalho Neto, a versão sobre o cancelamento do espectro não passa de “bobagem”.
Leia mais:
Em texto divulgado em seu perfil no Facebook, Paulito, apelido pelo qual o diretor de rede e expansão do Grupo Jovem Pan é conhecido, atentou-se a explicar que a análise a respeito de concessão de TV cabe a órgãos do Executivo. “O Poder Judiciário, qualquer que seja a decisão, não tem poderes para cassar ou encerrar o funcionamento de uma emissora de rádio ou TV. Para que ocorra é necessário um ato próprio do Ministério das Comunicações encaminhado à presidência da República. Se o presidente da República entender procedente deve enviá-lo ao Congresso Nacional, que é quem delibera”, afirmou o executivo.
O posicionamento por parte de Paulito ocorre uma semana após o site Notícias da TV destacar o fato de a quarta turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) ter considerado ilegal a venda da concessão do canal 32.1 da Grande São Paulo por parte do Grupo Abril para outra empresa. O canal, que nos últimos tempos vem exibindo a programação do Loading, segue no ar, uma vez que o Grupo Abril entrou com recurso e travou o processo. A ação se deve ao fato de tal negociação ter ocorrido sem aval prévio por parte do governo federal.
Nos bastidores da comunicação há a informação de que a Jovem Pan se prepara para assumir a concessão do canal 32.1, espectro que por anos abrigou a MTV (sob gestão do Grupo Abril). Sediada na Avenida Paulista, na cidade de São Paulo, a JP tem investido em estúdios para a futura programação televisiva — tanto que atrações oriundas do rádio voltaram a antigos estúdios enquanto reformas e ajustes são feitos em cenários.
Outras estratégias para a Jovem Pan chegar à TV
Assumir a concessão do canal que um dia exibiu a programação da MTV Brasil não é a única possibilidade de a marca Jovem Pan retornar à televisão. Em reportagem publicada na segunda-feira, 19, pelo jornalista Carlos Massaro, o site TudoRádio explica que o Grupo JP tem planos de lançar ainda neste semestre emissora via satélite (TV aberta) e pacotes de TV por assinatura. O conglomerado já estaria em negociações avançadas para constar em planos oferecidos por Claro TV, Vivo e Sky.
O TudoRádio ainda reforça que o Grupo Jovem Pan já vem transmitindo um de seus principais produtos na televisão por assinatura do Brasil. Desde abril, o ‘Jornal da Manhã’ é exibido ao vivo pelo History Channel.