ESPECIAIS

Metrópoles amplia equipe e fortalece redação

metrópoles - painel
Painel com "M" avermelhado, o símbolo do Metrópoles. Imagem: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Enquanto outros veículos de comunicação abrem mão de profissionais premiados, portal de notícias segue contratando

O ano de 2021 não tem sido fácil para a imprensa brasileira. Dispensas de jornalistas e encerramento de títulos têm marcado o meio no decorrer dos últimos meses. Desde janeiro, por exemplo, o site da revista Veja, da Editora Abril (que encara processo de recuperação judicial), deixou de contar com os trabalhos de Augusto Nunes e Ricardo Noblat, por exemplo. No Grupo Globo, a notícia da última semana foi o fim da história da Época enquanto marca própria — o site e a revista impressa serão descontinuados, com o nome figurando somente em seção do jornal carioca O Globo.

Leia mais:

Em ao menos um veículo de comunicação online, as palavras “dispensas” e “encerramento” têm dado vez a novos investimentos e contratações. Desde o começo do ano, o Metrópoles vem movimentando positivamente a sua redação. O portal tem contratado jornalistas gabaritados, investindo em sucursais e demonstra estar de olho em oportunidades que se abrem no setor midiático do país.

O já mencionado Ricardo Noblat é um dos casos. Afinal, ele deixou de atuar como blogueiro da Veja para começar a sua jornada como colunista do Metrópoles, conforme este Portal Comunique-se registrou com exclusividade. Integrante da galeria de “Mestres do Jornalismo” do Prêmio Comunique-se devido às conquistas na categoria blog, Noblat era simplesmente o responsável pela maior audiência da Veja.com nos últimos anos.

Diferentemente de Noblat, que já estreou na nova casa, outro profissional se prepara para integrar o time do Metrópoles. Acompanhado de seus colaboradores, Guilherme Amado encerrou na última semana o ciclo colunista da Época. A partir do dia 24 deste mês, a equipe comandada por ele produzirá conteúdos exclusivos sobre os bastidores do poder. Para isso, também segundo registro deste Portal Comunique-se, a coluna será reforçada e terá a missão de produzir informação de modo multimídia.

Seguem as contratações e os investimentos no Metrópoles

As recentes aquisições do Metrópoles não ficam restritas a Ricardo Noblat e a Guilherme Amado. Sob comando da premiada dupla formada por Lilian Tahan (diretora-executiva) e Priscilla Borges (editora-executiva), o portal contratou mais dois reforços na última semana. Um deles é Fabio Brisolla, que deixará o Grupo Globo, onde responde como editor de web da futura finada revista Época.

Formado em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Brisolla soma passagens por Jornal do Brasil, Veja São Paulo, O Globo, Folha de S. Paulo e agência CDN Comunicação, onde atuou como editor-executivo. No Metrópoles, assumirá o cargo de diretor de sucursais. Apuração da reportagem do Portal Comunique-se dá conta, aliás, de que as sucursais tendem a ir além das atuais instaladas em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Goiânia. Futuras bases deverão ser inauguradas no decorrer dos próximos meses — e ficarão sob o guarda-chuva de Brisolla.

Quem também está prestes a estrear no Metrópoles é Douglas Pereira. Ex-Poder 360, ele será editor de ‘Nacional’ do portal de notícias. O jornalista começará o mais novo desafio na imprensa na próxima semana. Fará parte do time dedicado à cobertura política diária, em tempo real. Cuidará, entre outras questões, da produção de reportagens especiais e investigativas. Ajudará, assim, o portal de notícias a cumprir o seu objetivo na comunicação brasileira: ser ágil e com linguagem acessível.

Advertisement

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Jornalista, 31 anos. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupa atualmente.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se

2021

A segunda etapa de votação está aberta!