Desde o início de 2019, a Imprensa Mahon está publicando uma série de mini-glossários explicando termos técnicos do audiovisual e gêneros cinematográficos. Serão mais de 20 termos de mini-glossários lançados ao longo do ano. Após publicar os primeiros vídeos com essa temática, Krishna Mahon discorra sobre o ficção científica. O assunto também é conhecido pelo inglês Sci-Fi.
O gênero surgiu na literatura, ainda no ano 200 d.C., com o livro História Verdadeira, de Luciano de Samósata, mas foi no século XIX que o formato amadureceu para o que conhecemos hoje, com autores como Mary Shelley, Júlio Verne e H. G. Wells, e já no século XX com o grande Isaac Asimov.
A ficção científica – ou Sci-Fi – estreou no cinema logo em 1902, com o filme “Viagem à Lua”, de Georges Méliès, e 25 anos depois com “Metrópolis”, de Fritz Lang. Logo o gênero se tornou sucesso em obras como “O Dia em que a Terra Parou” (1951), “Fahrenheit 451” (1966), “Laranja Mecânica” (1971) e “Blade Runner” (1982).
A fórmula que abusa da ação, aventura, outros mundos, viagens no tempo e distopias também fez sucesso no Brasil. São os casos dos filmes “Branco Sai, Preto Fica” (2014), de Adirley Queirós; “Brasil Ano 2000” (1969), de Walter Lima Jr.; e “O Homem do Futuro” (2010), de Cláudio Torres.
A parceria é a primeira a oferecer uma solução real para escalonar a IA generativa…
Como parte do desafio organizado pela Agência de Inovação de Defesa (AID) da França para…
O sucesso das vendas é atribuído à proposta de valor incomparável do Ella Miami Beach,…
Usuários corporativos ganham ainda mais segurança contra phishing e adotam a autenticação sem senha desde…
Relatório da fintech canadense Nuvei mapeia tendências e oportunidades em mercados de alto crescimento no…
A lei que autoriza o comércio dos títulos é de 2023 e a projeção é…