COMUNICAÇÃO

Mini-glossário do audiovisual: Sci-Fi

sci-fi - imprensa mahon - krishna mahon
(Imagem: divulgação/Imprensa Mahon)

A ficção científica invade a Imprensa Mahon. Articulista-parceira do Portal Comunique-se, Krishna Mahon grava vídeo para explicar a história do tema Sci-Fi no cinema

Desde o início de 2019, a Imprensa Mahon está publicando uma série de mini-glossários explicando termos técnicos do audiovisual e gêneros cinematográficos. Serão mais de 20 termos de mini-glossários lançados ao longo do ano. Após publicar os primeiros vídeos com essa temática, Krishna Mahon discorra sobre o ficção científica. O assunto também é conhecido pelo inglês Sci-Fi.

O gênero surgiu na literatura, ainda no ano 200 d.C., com o livro História Verdadeira, de Luciano de Samósata, mas foi no século XIX que o formato amadureceu para o que conhecemos hoje, com autores como Mary Shelley, Júlio Verne e H. G. Wells, e já no século XX com o grande Isaac Asimov.

A ficção científica – ou Sci-Fi – estreou no cinema logo em 1902, com o filme “Viagem à Lua”, de Georges Méliès, e 25 anos depois com “Metrópolis”, de Fritz Lang. Logo o gênero se tornou sucesso em obras como “O Dia em que a Terra Parou” (1951), “Fahrenheit 451” (1966), “Laranja Mecânica” (1971) e “Blade Runner” (1982).

A fórmula que abusa da ação, aventura, outros mundos, viagens no tempo e distopias também fez sucesso no Brasil. São os casos dos filmes “Branco Sai, Preto Fica” (2014), de Adirley Queirós; “Brasil Ano 2000” (1969), de Walter Lima Jr.; e “O Homem do Futuro” (2010), de Cláudio Torres.

Sci-Fi – Assista:

Leia mais:

Tags

SOBRE O AUTOR

Krishna Mahon

Krishna Mahon

Graduada em jornalismo e cinema, com curso de extensão em ficção científica pela Universidade de Michigan (EUA) e bagagem considerável pelo meio televisivo - meio em que atua há mais de 20 anos. Já passou por Rede Minas, Discovery, Mixer Films. De 2010 a maio de 2018, fez parte da equipe da A&E Television, onde já foi produtora executiva e respondeu como diretora de conteúdo original dos quatro canais da empresa: History, A&E, Lifetime e H2. Agora, traz para o Portal Comunique-se a "Imprensa Mahon", projeto que está no ar no YouTube desde 2016.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se