OPINIÃO

Não me deixe esquecer – por Lygia Pontes

artigo - nao me deixe esquecer - lygia pontes
(Imagem: reprodução)

“Pois é, nossa mente está sempre muito ocupada, cheia de informações, pensamentos e preocupações”. Portal Comunique-se publica mais um artigo da comunicadora e consultora Lygia Pontes

Quantas vezes você já ouviu ou falou essa frase? Quando alguém me faz esse pedido, costumo sugerir que a pessoa anote o que precisa, já que essa é a melhor forma de garantir que a tarefa não seja esquecida.

Pode parecer exagero anotar tudo o que temos que fazer, principalmente quando é algo rotineiro, como cuidar das plantinhas. Mas confiar sempre em nossa memória, pode nos trazer alguns problemas: quantas vezes você foi ao supermercado e voltou sem comprar justamente o que precisava?

Pois é, nossa mente está sempre muito ocupada, cheia de informações, pensamentos e preocupações, o que não deixa espaço para coisas novas e isso acaba nos prejudicando – principalmente com tarefas no trabalho que exigem maior concentração: “Como a memória de trabalho do cérebro é reduzida, até mesmo pequenas distrações podem dificultar a concentração.

“Pensar em preocupações e tarefas incompletas é uma importante distração” (Lygia Pontes)

Pensar em preocupações e tarefas incompletas é uma importante distração, principalmente quando você está tentando acompanhar tudo ao mesmo tempo. Você desperdiça um pouco da energia mental do sistema deliberado toda vez que diz a si mesmo: ‘Preciso lembrar de pegar a roupa na lavanderia’.” – trecho extraído do livro “Como ter um dia ideal”, de Caroline Webb.

Por isso, tomar nota de tudo o que precisamos fazer pode ser um exercício para tranquilizar nossos pensamentos e liberar a memória. Afinal, não teremos que ficar pensando por horas em algo que não podemos esquecer de jeito nenhum. Se estiver anotado, só iremos pensar naquela tarefa quando formos organizar a agenda ou quando formos efetivamente realizá-la. Uma atitude simples, mas que ajuda muito é sempre ter à mão um papel e uma caneta, o celular, um tablet ou algo que possa ser usado para anotar compromissos e tarefas que não podem ser esquecidos até serem incluídos na agenda – às vezes eu escrevo na mão mesmo.

Universidade da Eficácia | Programa de treinamentos que tem o objetivo de auxiliar os profissionais a serem mais produtivos. Os módulos independentes (organização, comunicação, liderança, reuniões) acontecem em diferentes empresas, principalmente de comunicação, inclusive o Comunique-se :). As inscrições para todos os módulos estão abertas e as vagas são limitadas. Tem mais informações neste link.

Pode ser que no começo essa atividade seja estressante, mas eu garanto que quando ela se tornar um hábito, você vai se sentir mais leve e mais tranquilo(a), mesmo nos dias mais cheios.

Leia também – Lygia Pontes: