OPINIÃO

O segredo para o sucesso de jornalistas no marketing digital

jornalistas - marketing digital
(Imagem: Canva.com)

“O número de jornalistas no marketing digital só cresce. Entretanto, um detalhe – ignorado pela maioria – faz grande diferença para se destacar e ter sucesso nesta área”

O número de jornalistas no marketing digital só cresce. Entretanto, um detalhe – ignorado pela maioria – faz grande diferença para se destacar e ter sucesso nesta área.

Se você já atua com digital ou pretende trabalhar, responda rapidamente: o que você faz? Que tipo de serviços pode prestar para um cliente ou desenvolver dentro de uma empresa?

Leia mais:

Já tem as respostas? Ok, agora esqueça tudo isso. Não é tão relevante como talvez você imagine. Sabe no que você deve pensar mesmo? No resultado que vai entregar com a sua mão de obra. É nisso que você deve focar!

Cada vez mais o mercado busca profissionais que entreguem resultados, de forma concreta, mensurável. Os clientes e as empresas não querem “apenas” ter o site ou blog atualizado. Eles desejam saber o que aquele conteúdo produzido em alto volume vai proporcionar para o negócio.

Se você quiser vender serviços de inbound marketing, por exemplo, é recomendável não se limitar somente às atividades desenvolvidas. Ressalte que, com a sua produção de conteúdo (e-books, manuais, tutoriais…), a criação de landing pages e uma verba para mídia nas redes sociais, você entregará leads qualificados para o cliente.

Curso online de mkt digital para jorn

Curso online de SEO para comunicadores

E esses leads podem se transformar em clientes, que proporcionarão aumento no faturamento. É isso que o cliente ou o líder da empresa quer ouvir. É isso que ele vai comprar de você.

Obviamente, antes de qualquer coisa, entenda o que o negócio precisa. A partir daí, mostre que vai resolver essa dor – e explique como, claro. Foque na resolução de um problema central.

Essas dicas são meio caminho para você fechar o contrato ou ser o escolhido num processo de seleção. Até porque poucos adotam essa estratégia de vendas.

A busca dos jornalistas no marketing digital

Nos meus cursos para jornalistas, sabe o que as pessoas mais buscam? Não é só o conteúdo em si. Sim, isso é essencial, mas os alunos vão em busca, principalmente, de transformação. Eles querem saber como fazer a transição do analógico para o digital, como podem empreender pela primeira vez na vida, como se tornar um jornalista digital, como conquistar clientes…

Agora volte e refaça o exercício do início deste artigo. E comece a ressaltar no mercado as transformações que você vai gerar para qualquer negócio.

A diferença entre vender serviços e vender resultados é enorme.

 

SOBRE O AUTOR

Almir Rizzatto

Jornalista, blogueiro, fundador da agência RZT Comunicação e especialista em comunicação e marketing digital. Também é instrutor de cursos, entre eles o "Marketing Digital para Jornalistas".

COMENTAR

COMENTAR