Até empresas de fora da imprensa investem no formato
O podcast segue em alta no Brasil, ao menos em estratégias de empresas de dentro e de fora da imprensa. No decorrer das últimas semanas, mais quatro projetos de conteúdo foram lançados — todos pensados no formato em áudio.
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Itaú, agro e conteúdo
No dia 9 de abril, o Itaú BBA divulgou a primeira edição de seu mais novo — e segmentado — podcast. Na data, a divisão da instituição financeira lançou o ‘Prosa Agro Itaú BBA’. Com apresentação de Guilherme Bellotti (gerente da Consultoria Agro) e César de Castro Alves (especialista da Consultoria Agro). Conforme o nome sugere, a iniciativa terá como foco o agronegócio brasileiro e contará com dois formatos: boletim semanal, de três minutos, e entrevistas mensais, com cerca de 20 minutos de duração.
“O podcast é um formato que tem por característica democratizar o conteúdo, ao dar autonomia ao público para consumir a informação quando e onde quiser. Como uma das atividades centrais da Consultoria Agro é a produção de conhecimento e análises de cenário, o podcast será mais um canal para disseminar esse conteúdo”, afirma Bellotti. O programa estará disponível em plataformas como Spotify e Deezer.
Nova temporada do ‘Que História’
Apresentado pelo jornalista brasileiro Thomas Pappon, o ‘Que História’ ganhou nova temporada desde a última sexta-feira, 16. Dessa vez, o podcast produzido pela BBC News Brasil destacará dez histórias verdadeiras, mas inesperadas. O programa de estreia da temporada relembrou o “SOS no brinquedo de Halloween”, que mostrou como um bilhete encontrado numa caixa de brinquedos nos Estados Unidos ajudou a libertar prisioneiros na China.
Sônia Bridi no Globoplay
Serviço de streaming mantido pelo Grupo Globo, maior conglomerado de mídia do Brasil, o Globoplay também se rendeu aos podcasts. Inclusive, apresentou ao público o seu primeiro programa produzido no formato de áudio. Conteúdo jornalístico, por sinal. Em formato de série, a premiada jornalista Sônia Bridi apresenta o ‘À Mão Armada’, que aborda questões relacionadas à política armamentista defendida pelo presidente Jair Bolsonaro.
“É a primeira vez que conto uma história em primeira pessoa”
“Para tecer a narrativa deste podcast, foi preciso entender o descontrole de armas no Brasil e revisitar o Estatuto do Desarmamento. Ao longo dos episódios, relembramos crimes que chocaram o país e mostraram a fragilidade no controle de armas e munições”, afirma Sônia. “É a primeira vez que conto uma história em primeira pessoa. Entrevistei especialistas, vítimas e familiares de vítimas”, complementa a jornalista. Os cinco primeiro episódios de ‘À Mão Armada’ estão disponível no Globoplay, no G1 e no Deezer.
Washington Olivetto, um podcaster
O publicitário Washington Olivetto se rendeu ao mundo dos podcasts. Agora em versão podcaster, ele estreou o programa ‘W/Cast’, no qual se propõe a fazer algo pelo qual é internacionalmente reconhecido: contar boas histórias. Na primeira temporada da atração, o comunicador vai relatar suas próprias experiências, pessoais e profissionais. Em pauta, estarão, inclusive, campanhas publicitárias que “deram muito errado”.
Apresentado por Olivetto, o ‘W/Cast’ é produzido pela Hub Mídia e conta com patrocínio da Bradesco Seguros. O primeiro episódio do programa estará no ar a partir desta segunda-feira, 19, podendo ser acompanhado por cinco plataformas de áudio: Spotify, Deezer, Apple Podcasts, Amazon Music e Google Podcasts.