Portal Comunique-se

‘Repórter Esso’ volta à televisão brasileira. Entenda

‘Repórter Esso’ volta à televisão brasileira
O programa mudou a forma como notícias eram transmitidas nas rádios brasileiras. (Imagem: Divulgação/ TV Brasil)

O programa comemorou o aniversário de 80 anos do radiojornal

Compartilhe
clipping-curadoria-2

O noticiário de radiojornalismo mais antigo do país ganhou uma homenagem no último sábado, 28, data em que completou 80 anos. O ‘Repórter Esso’ foi tema de um interprograma na TV Brasil, transmitido nos intervalos da emissora.

Leia mais:

Para falar sobre o programa que foi considerado um modelo para a apresentação radiofônica que ouvimos até os dias de hoje, a homenagem do canal público de televisão foi comandada pelo radialista Antônio Carlos, comunicador do Rio de Janeiro.

“O povo confiava no ‘Repórter Esso’. Eu me lembro da época em que morreu Getúlio Vargas e a Rádio Tupi deu [a notícia], mas o povo só acreditou quando o ‘Repórter Esso’ deu, quando Heron Domingues disse: “morreu Getúlio Vargas”. Antes disso, ele estava quase morrendo”, lembra Antônio Carlos no material divulgado pela TV Brasil.

Antônio Carlos falou sobre o programa em entrevista exclusiva à TV Brasil. (Imagem: Divulgação/ TV Brasil)

Segundo material enviado ao Portal Comunique-se, a produção ‘Repórter Esso – 80 anos de Jornalismo’ é assinada por Bruno Barros e Waldecir de Oliveira. Com um minuto de duração, o interprograma é formado por uma mistura de trechos obtidos por meio do acervo da TV Brasil e uma entrevista exclusiva com o radialista.

“Aqui fala o seu Repórter Esso”

Com o bordão marcado pela apresentação do radialista Heron Domingues, o programa fez história no jornalismo brasileiro. Seguindo o modelo do programa americano ‘Your Esso Reporter’, foi o primeiro do país que não se limitava a ler as notícias publicadas pelos jornais impressos.

Alguns dos nomes de maior destaque do noticiário foram: Benedito Ruy Rezende, Dalmácio Jordão, Kalil Filho, Gontijo Teodoro, Luís Jatobá e Heron Domingues. A última voz a apresentar o programa foi a do jornalista Roberto Figueiredo, que morreu no dia 27 de julho, por complicações da Covid-19.

Jornalista Heron Domingues, locutor do ‘Repórter Esso’. (Imagem: Divulgação/ TV Brasil)

Para além das ondas radiofônicas, o programa que era sucesso de audiência tornou-se também parte da programação da TV Tupi. Em abril de 1952, estreou ‘O seu Repórter Esso’, telejornal que ficou no ar até dezembro de 1970.

Compartilhe
0
0

Julia Renó

Jornalista, 24 anos. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS), pós-graduanda em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integra o time de jornalistas do Grupo Comunique-se desde julho de 2020.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata