COMUNICAÇÃO

TV Gazeta: 50 anos de pioneirismo

TV Gazeta - fachada - artigo de Ricardo Nóbrega
Fachada do prédio onde funciona a sede da TV Gazeta. Emissora fica em plena Avenida Paulista. (Imagem: Mariana Cavalcanti)

Assessor de imprensa da Fundação Cásper Líbero, Ricardo Nóbrega produz texto exclusivo para o Portal Comunique-se. Em pauta, os 50 anos da TV Gazeta

Leia o artigo de Ricardo Nóbrega em comemoração aos 50 anos da TV Gazeta

Galvão Bueno, Fausto Silva, Astrid Fontenelle, Marcelo Tas, Heródoto Barbeiro, Cleber Machado, Ronnie Von, Mariana Godoy, Ione Borges, Claudete Troiano, Claudia Pacheco, Drica Lopes, Chico Lang, Roberto Avallone, Clodovil Hernandes, Palmirinha Onofre, Maria Lydia, Serginho Groisman. São tantos os talentos que passaram pela emissora ao longo desses 50 anos que fica impossível lista-los sem esquecer alguns nomes.

Leia mais:

A TV Gazeta nasceu em 25 de janeiro de 1970 e, de fato, a emissora tem muita história para contar. Afinal, além de revelar grandes talentos da comunicação, a emissora coleciona transmissões que marcaram a história da televisão brasileira como a primeira corrida de Fórmula 1 (em parceria com a Rede Globo) e a final da Copa Libertadores de Futebol de 1992, entre São Paulo e Newell’s Old Boys, narrada pelo prata da casa Galvão Bueno.

A emissora paulista carrega o pioneirismo como uma de suas marcas registradas. Responsável pela primeira unidade pra a transmissão a cores no país, a TV Gazeta também trouxe o efeito slow motion (câmera lenta), replay e o primeiro equipamento de chroma key para a TV brasileira. Muita gente não sabe, mas o programa ‘Clip Trip’, em 1989, apresentado por Beto Rivera, antecipou que o seria a MTV nos anos seguintes.

Os debates esportivos que preenchem boa parte da programação dos canais de esportes da TV paga também começaram no canal 11 de São Paulo. Em 1970, Milton Peruzzi, José Italiano, Peirão de Castro, Roberto Petri e Dalmo Pessoa estrearam o ‘Futebol é com 11’. O jornalista Roberto Avallone deu sequência ao projeto já com o nome de ‘Mesa Redonda’. Galvão Bueno fez parte da bancada e, no especial de 50 anos da emissora, fez questão de registrar: “A TV Gazeta é a minha grande escola no jornalismo esportivo”. Hoje, sob o comando de Flavio Prado, a atração segue na grade da TV Gazeta.

“TV Gazeta também trouxe o efeito slow motion (câmera lenta), replay e o primeiro equipamento de chroma key para a TV brasileira” (Ricardo Nóbrega)

A programação feminina é outra marca da emissora. Ainda em 1970, a apresentadora Clarice Amaral apresentou o primeiro programa exclusivo para o público feminino, o ‘Clarice Amaral em Desfile’. Em 1980, as “parcerinhas” Claudete Troiano e Ione Borges assumiram o programa que veio a se tornar o ‘Mulheres’ de hoje. Por falar em ‘Mulheres’, o famoso ‘Churrasco do Mulheres’ com Catia Fonseca avisava que a sexta-feira havia chegado.

O seu endereço também é uma marca registrada. Localizada na Avenida Paulista, a torre da Gazeta é um cartão postal da cidade de São Paulo. Não à toa, a sua relação com a capital é um caso de amor que transcende no coração dos paulistas e paulistanos. Portanto, não teria data melhor para celebrar o aniversário.

Um texto é pouco, não cabe. A série especial produzida pelo ‘Jornal da Gazeta’ e o livro Av. Paulista, 900: A história da TV Gazeta, de Elmo Francfort, são uma boa pedida.

“Os debates esportivos que preenchem boa parte da programação dos canais de esportes da TV paga também começaram no canal 11 de São Paulo” (Ricardo Nóbrega)

Em tempo, registro aqui uma singela homenagem póstuma aos profissionais que atuaram nos bastidores e tanto fizeram para que esta história fosse escrita: Pastel (Carlos Alberto Ribeiro), Cidinho Alves Pereira, Roque, Mario Sérgio dos Santos, Solemar Freire, Jurandir Vilela, Ildefonso, Lourival, Lázaro, Piu-Piu, Genaro Macedo, Nestor, Jurandi Themudo, Joaquim Loureiro, Marco Aurélio Rodrigues da Costa e tantos outros colegas.

Parafraseando o querido samba portelense: em seu livro tem tantas páginas belas. Se for falar da Gazeta, hoje não vou terminar…

Parabéns, TV Gazeta!

***** ***** ***** ****** *****

Por Ricardo Nóbrega. Especialista em comunicação organizacional e assessor de imprensa da Fundação Cásper Líbero.

 Impactos da Covid-19 na comunicação corporativa

Webinar

Dia 02 de junho, às 11:00