TV Globo coloca William Waack na “geladeira”

Depois de horas da repercussão do vídeo em que William Waack faz comentário racista, a TV Globo informa que o apresentador está afastado ‘Jornal da Globo’. Ou seja, ele vai para a “geladeira” da emissora

Madrugada de oito para nove de novembro de 2016. No estúdio montado pela TV Globo de frente à Casa Branca para cobertura especial da eleição presidencial norte-americana, o jornalista William Waack conversa com Paulo Sotero, diretor do Wilson Center, instituto de estudos baseado nos Estados Unidos. Com o ‘Jornal da Globo’ fora do ar, o âncora se irrita com o barulho de uma buzina. O teor do comentário proferido pelo irritado apresentador faz com que ele perca – exatamente um ano após o ocorrido – o posto de comando do telejornal. O motivo? Postura racista revelada para o público.

Com o barulho da buzina de um carro invadindo o estúdio provisório da TV Globo na cidade de Washington, William Waack demonstra nervosismo com a situação. E afirma, conforme exibe o vídeo divulgado na tarde desta quarta-feira, 8, que tal atitude era “coisa de preto”. “É preto”, diz o âncora ao se dirigir ao entrevistado Paulo Sotero, que dá risada com o comentário preconceituoso. A repercussão do vídeo nas redes sociais fez com que o nome do jornalista chagasse ao topo da lista dos assuntos mais comentados pelo Twitter no Brasil e no mundo. No YouTube e no Facebook, diversos canais e páginas divulgaram o material.

“Está buzinando por quê? Seu merda do cacete. Nem vou falar quem é. Eu sei quem é. Você sabe quem é? É preto. É preto. É coisa de preto”
(William Waack)

Afastado da TV

O comentário racista feito por William Waack foi em 2016, mas a TV Globo só decidiu afastá-lo da apresentação e edição do ‘Jornal Globo’ horas após o vídeo com o teor preconceituoso se tornar viral nas redes sociais. Em comunicado enviado à reportagem do Portal Comunique-se e a outros órgãos da imprensa, a emissora se coloca “visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações”. No texto (sem a assinatura de nenhum executivo da casa), o canal garante que o áudio apresentado na internet “não tem clareza”. Mesmo assim, o veículo registra o que define como as “sinceras desculpas” do jornalista – que, por sua vez, “afirma não se lembrar do que disse”.

Conteúdo relacionado…

No curto texto de posicionamento, a emissora não informa quem ficará na apresentação do noticiário noturno durante o período em que William Waack estiver afastado. Renata Lo Prete assumiu a função de âncora nesta quarta e leu o comunicado da emissora no início do programa. O comunicado da TV Globo prefere ressaltar a carreira do autor do comentário racista. “William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo”, diz a nota do canal. A relação entre o jornalista e o veículo será, contudo, reavaliada ao decorrer dos próximos dias, com conversas entre as partes para “decidir como se desenrolarão os próximos passos”.

Renata Lo Prete avisou no ar: William Waack está afastado da TV (Imagem: Reprodução/TV Globo)

Confira o comunicado da TV Globo

A Globo é visceralmente contra o racismo em todas as suas formas e manifestações. Nenhuma circunstância pode servir de atenuante. Diante disso, a Globo está afastando o apresentador William Waack de suas funções em decorrência do vídeo que passou hoje a circular na internet, até que a situação esteja esclarecida.

Nele, minutos antes de ir ao ar num vivo durante a cobertura das eleições americanas do ano passado, alguém na rua dispara a buzina e, Waack, contrariado, faz comentários, ao que tudo indica, de cunho racista. Waack afirma não se lembrar do que disse, já que o áudio não tem clareza, mas pede sinceras desculpas àqueles que se sentiram ultrajados pela situação.

William Waack é um dos mais respeitados profissionais brasileiros, com um extenso currículo de serviços ao jornalismo. A Globo, a partir de amanhã, iniciará conversas com ele para decidir como se desenrolarão os próximos passos.

Mais conteúdo relacionado…

Compartilhe
0
0
Anderson Scardoelli

Jornalista "nativo digital" e especializado em SEO. Natural de São Caetano do Sul (SP) e criado em Sapopemba, distrito da zona lesta da capital paulista. Formado em jornalismo pela Universidade Nove de Julho (Uninove) e com especialização em jornalismo digital pela ESPM. Trabalhou de forma ininterrupta no Grupo Comunique-se durante 11 anos, período em que foi de estagiário de pesquisa a editor sênior. Em maio de 2020, deixou a empresa para ser repórter do site da Revista Oeste. Após dez meses fora, voltou ao Comunique-se como editor-chefe, cargo que ocupou até abril de 2022.

Recent Posts

Novo podcast sobre comunicação é lançado em São Paulo

Comunicação é Tudo, programa do YouTube da jornalista Vera Lucia Rodrigues, da Vervi Assessoria, traz…

14 horas ago

Mestrado nos EUA exige planejamento e análise cuidadosa

Alessandra Crisanto, CEO de empresa que presta consultoria a brasileiros interessados em estudar no exterior,…

14 horas ago

Keep Running oferece acompanhamento 360º para corredores

A metodologia desenvolvida pela marca se baseia em uma experiência integral dos atletas, abrangendo aspectos…

14 horas ago

Yungas lança podcast sobre inovação no varejo nacional

CEO da empresa afirma que o Yungacast tem como objetivo conectar os ouvintes ao mundo…

14 horas ago

Estudos abordam desafios vividos por produtores de pirarucu

José Miguel Saud Morheb, especialista na produção e cultivo de peixes nativos em ambientes controlados,…

14 horas ago

Thales expande as ofertas de plataforma de segurança de dados como serviço da CipherTrust

A criptografia transparente da CipherTrust ajuda as organizações a atender às exigências de conformidade e…

14 horas ago