COMUNICAÇÃO

Xico Sá reforça time de colunistas do Metrópoles

xico sá colunista do metrópoles
O jornalista Xico Sá. Ele é o mais novo colunista do Metrópoles. (Imagem: arquivo pessoal)

Jornalista começa a escrever semanalmente para o site brasiliense. Antes de chegar ao Metrópoles, Xico Sá estava atuando como colunista da versão brasileira do El País

A partir desta quarta-feira, 8, os internautas brasileiros ganham mais uma opção de leitura. Finalista do Prêmio Comunique-se 2019 como ‘Colunista de Opinião’, Xico Sá seguirá na função em nova casa. Ele acaba de ser anunciado como o mais novo colaborador do Metrópoles.

Leia mais:

Para o site baseado na capital federal, o profissional escreverá semanalmente — com os textos sendo publicados às quartas-feiras. Apesar de ser apresentado ao público como colunista de política e comportamento, Xico Sá adianta que o espaço que comandará no veículo digital poderá ir além desses temas. Destaca, inclusive, que ele está mais para cronista.

“A coluna terá mais o jeitão da crônica do que o do artigo. Procurarei sempre o tom do humor, mesmo quando tratar de assuntos das trevas do atual poder no Brasil”, afirma o jornalista, conforme registro feito pela jornalista Olívia Meireles para o próprio Metrópoles. “Sempre fui um cronista dos relacionamentos, dos casos loucos de amor, de comportamento em geral. Quero retomar esse repertório que usei muito nos tempos do ‘Amor & Sexo’”, comenta o profissional.

O acerto com o Metrópoles faz com que Xico Sá siga atuante na mídia impressa. Anteriormente, ele vinha produzindo artigos semanais para a versão brasileira do El País (seu último texto foi veiculado em novembro). Foi por anos colunista da Folha de S. Paulo. Deixou o jornal paulistano em 2014, alegando que teve barrada a publicação de um artigo.

Profissional premiado

Xico Sá estreia como colunista do Metrópoles com status de jornalista premiado. Em 2018, por exemplo, ergueu o troféu como o melhor jornalista de ‘Cultura – Mídia Escrita’ do Prêmio Comunique-se. Na edição seguinte do “Oscar do Jornalismo Brasileiro”, foi finalista em outra categoria: ‘Colunista de Opinião’. Além disso, tem no currículo o Esso e premiações internas que eram promovidas pela Editora Abril e pelo Grupo Folha.

E multimídia

Natural de Crato (CE) e com os primeiros passos no jornalismo dados no Recife, o mais novo colunista do Metrópoles também soma experiências na televisão e no mercado editorial. Atual comentarista do ‘Redação SporTV’, já foi integrantes de atrações da Rede Globo, do GNT, da ESPN Brasil e da TV Cultura de São Paulo. Como escritor é o responsável por obras como Os Machões Dançaram – Crônicas de Amor & Sexo em Tempo de Homens Vacilões (Record), O Livro das Mulheres Extraordinárias (Três Estrelas) e Big Jato (Companhia das Letras).

Investindo em opinião

A contratação de Xico Sá mostra que a direção do Metrópoles inicia 2020 com a mesma estratégia adotada ao decorrer de 2019: investir em colunistas de opinião. Somente nos últimos meses, o site passou a contar com as colaborações do ex-ministro José Dirceu, do jornalista José Roberto Guzzo e do cronista esportivo Rafael Oliveira.

SOBRE O AUTOR

avatar

Anderson Scardoelli

Orelhudo, observador e contador de histórias. Não necessariamente nessa ordem. De sua querida Estância Turística de Sapopemba, na zona leste de São Paulo, para o mundo. Graduado em jornalismo pela Uninove e com especialização em jornalismo digital pela ESPM, mas gosta mesmo de dizer que foi formado pelo Comunique-se. Trabalha na empresa há mais de 10 anos, indo de estagiário de pesquisa a editor sênior. No meio do caminho, foi estagiário de redação, trainee, subeditor, editor júnior e editor pleno. Gosta de escrever e de falar sobre (adivinhem?) jornalismo!

COMENTAR

COMENTAR