Os dados de audiência de emissoras e programas de televisão, agora, poderão ser mais completos. O Kantar Ibope Media, principal empresa de pesquisa e mensuração de público televisivo no Brasil, incluirá também os dados relativos ao YouTube em seus serviços. O Brasil será o primeiro no mundo a ter acesso a esse tipo de pesquisa.
Leia mais:
- Na Bahia, jornalistas serão vacinados em grupo prioritário
- SBT tira Copa América da TV Globo
- Programa ‘Viaje Por Aí’ ganha vez no Travel Box Brazil
A novidade foi divulgada em matéria do ‘Olhar Digital’. De acordo com o texto, o novo sistema oferecido pela empresa tem como objetivo reunir informações de diferentes plataformas. Para isso, os dados da TV e do YouTube conversarão também com outras redes sociais e plataformas de streaming, que ainda não foram informadas. Os dados obtidos serão úteis para os canais e para anunciantes.
“O mercado está cada vez mais com esse olhar político integrado, cada vez mais multimídia, e necessita entender como isso é recebido em cada plataforma. Queremos entender o impacto e quem foi o responsável por esse resultado, qual foi a complementaridade entre elas, onde estão os [espectadores] exclusivos, onde estão os comuns, esse é o grande objetivo de uma solução como esta”, informa a CEO da Kantar Ibope Media, Melissa Vogel, ao site de notícias.
Para colocar a nova tecnologia em prática, o Ibope já iniciou a instalação de novos aparelhos de medição nos domicílios de amostra, os ‘Focal Meters‘. Eles serão utilizados nos mesmos locais onde estão os ‘People Meters’, que atualmente, coletam os dados referentes à televisão. Os novos equipamentos informarão os hábitos de consumo e dados como sexo e idade da audiência.