AUDIÊNCIAS

Ibope vai somar audiência da TV com a do YouTube

Ibope vai somar audiência da TV com a do YouTube
Imagem: iStock

A intenção da Kantar Ibope Media é que, em breve, outras redes sociais e plataformas de streaming também sejam mensuradas

Os dados de audiência de emissoras e programas de televisão, agora, poderão ser mais completos. O Kantar Ibope Media, principal empresa de pesquisa e mensuração de público televisivo no Brasil, incluirá também os dados relativos ao YouTube em seus serviços. O Brasil será o primeiro no mundo a ter acesso a esse tipo de pesquisa.

Leia mais:

A novidade foi divulgada em matéria do ‘Olhar Digital’. De acordo com o texto, o novo sistema oferecido pela empresa tem como objetivo reunir informações de diferentes plataformas. Para isso, os dados da TV e do YouTube conversarão também com outras redes sociais e plataformas de streaming, que ainda não foram informadas. Os dados obtidos serão úteis para os canais e para anunciantes.

“O mercado está cada vez mais com esse olhar político integrado, cada vez mais multimídia, e necessita entender como isso é recebido em cada plataforma. Queremos entender o impacto e quem foi o responsável por esse resultado, qual foi a complementaridade entre elas, onde estão os [espectadores] exclusivos, onde estão os comuns, esse é o grande objetivo de uma solução como esta”, informa a CEO da Kantar Ibope Media, Melissa Vogel, ao site de notícias.

Para colocar a nova tecnologia em prática, o Ibope já iniciou a instalação de novos aparelhos de medição nos domicílios de amostra, os ‘Focal Meters‘. Eles serão utilizados nos mesmos locais onde estão os ‘People Meters’, que atualmente, coletam os dados referentes à televisão. Os novos equipamentos informarão os hábitos de consumo e dados como sexo e idade da audiência.

Advertisement

SOBRE O AUTOR

Julia Renó

Jornalista, 23 anos. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS) e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integra o time de jornalistas do Grupo Comunique-se desde julho de 2020.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se

2021

A segunda etapa de votação está aberta!