A ficção científica invade a Imprensa Mahon. Articulista-parceira do Portal Comunique-se, Krishna Mahon grava vídeo para explicar a história do tema Sci-Fi no cinema
Desde o início de 2019, a Imprensa Mahon está publicando uma série de mini-glossários explicando termos técnicos do audiovisual e gêneros cinematográficos. Serão mais de 20 termos de mini-glossários lançados ao longo do ano. Após publicar os primeiros vídeos com essa temática, Krishna Mahon discorra sobre o ficção científica. O assunto também é conhecido pelo inglês Sci-Fi.
O gênero surgiu na literatura, ainda no ano 200 d.C., com o livro História Verdadeira, de Luciano de Samósata, mas foi no século XIX que o formato amadureceu para o que conhecemos hoje, com autores como Mary Shelley, Júlio Verne e H. G. Wells, e já no século XX com o grande Isaac Asimov.
A ficção científica – ou Sci-Fi – estreou no cinema logo em 1902, com o filme “Viagem à Lua”, de Georges Méliès, e 25 anos depois com “Metrópolis”, de Fritz Lang. Logo o gênero se tornou sucesso em obras como “O Dia em que a Terra Parou” (1951), “Fahrenheit 451” (1966), “Laranja Mecânica” (1971) e “Blade Runner” (1982).
A fórmula que abusa da ação, aventura, outros mundos, viagens no tempo e distopias também fez sucesso no Brasil. São os casos dos filmes “Branco Sai, Preto Fica” (2014), de Adirley Queirós; “Brasil Ano 2000” (1969), de Walter Lima Jr.; e “O Homem do Futuro” (2010), de Cláudio Torres.
Sci-Fi – Assista:
Leia mais:
- Mini-glossário do audiovisual: western
- Profissional ensina os meandros da Ancine
- Mini-glossário do audiovisual: fade
- NBCUniversal busca série para investir R$ 3 milhões
- Agregadora de conteúdo audiovisual quer projetos novos