Portal Comunique-se

Por dentro da televisão: como é feito o principal jornalístico da Rede TV

nutra brasil - topo mega banner

Para quem trabalha no horário comercial, é comum chegar em casa e, ao ligar o televisor, acompanhar os principais jornalísticos que vão ao ar no chamado horário nobre. Para que as emissoras rodem seus programas exatamente como manda o combinado – sempre no mesmo horário, com a mesma estrutura, duração e, o principal, notícia de qualidade – muita coisa acontece nos bastidores. Com 12 anos recém-comemorados, o ‘Rede TV News’, principal atração de jornalismo da Rede TV, abriu suas portas para a equipe do Portal Comunique-se, que acompanhou um dia de trabalho diretamente da sede da emissora em São Paulo. Por lá, a primeira reunião de pauta agita a redação logo cedo, às 9h, e a última fecha um ciclo de 12 horas de trabalho.

lídice leão - rede tv - foto de nathália carvalho
Lídice Leão, chefe de redação do jornalismo da Rede TV (Imagem: Nathália Carvalho)

A Rede TV é, atualmente, uma das emissoras mais tecnológicas do Brasil. Ao entrar na empresa, é possível perceber a grandeza e o investimento feito. A redação do principal jornalístico da casa é composta por mesas equipadas com computadores da Apple, câmeras, teleprompter de última geração e diversas telas sintonizadas 24 horas por dia nos canais concorrentes.

É neste ambiente que encontramos as cabeças que, ao longo de todo o dia, vão receber os materiais dos repórteres que estão na rua e pensar no ‘Rede TV News’. É por lá que também encontramos a chefe de redação do jornalismo do canal, Lídice Leão. A profissional é o braço direito do superintendente de jornalismo e esportes, Franz Vacek, e nos acompanha na visita. É ela quem comanda a segunda reunião de pauta do dia, logo após o almoço. Neste encontro, o espelho do jornal começa a ganhar definição, ainda que a notícia não mande recado e, de uma hora para outra, tudo possa mudar.

Com Lídice no centro, cerca de 20 jornalistas discutem o que pode ser pauta para o ‘Rede TV News’, qual notícia abrirá o programa, quais são os melhores enquadramentos e detalhe da edição de cada material. Ao longo da conversa, os responsáveis pelas editorias apresentam suas ideias e, após serem discutidas, são liberados – cada minuto é precioso neste jogo. Editor-executivo, Guilherme Latorre tem papel fundamental neste processo, já que cabe a ele organizar no início do dia todo o material que pode entrar no jornalístico. “Tem que ter muita atenção, pois qualquer erro de escrita ou digitação pode causar interferências no processo”, diz ao mostrar a planilha com informações sobre os conteúdos.

É por meio deste espelho que a redação e os demais editores conseguem detalhes a respeito dos materiais das praças e o que está pronto para exibição. Ele deixa a Rede TV antes de o jornal ir ao ar, mas antes de sair da empresa, ele apresenta o esquema e faz proposta de estrutura do jornal para a editora-chefe Ana Volpe.

“O desafio é diário. As pessoas que trabalham comigo sabem que não é fácil”, comenta Franz Vacek

franz vacek - rede tv - foto de nathália carvalho
Franz Vacek, superintendente de jornalismo e esportes da Rede TV (Imagem: Nathália Carvalho)

Reunião realizada, é hora de seguir com os trabalhos. A reportagem do Portal Comunique-se deixa a redação para encontrar o superintendente de jornalismo e esportes, Franz Vacek, que dá detalhes sobre os bastidores. “Tudo que temos de peso jornalístico, depositamos neste jornal”, afirma. O executivo revela que, ao todo, cerca de 400 profissionais trabalham unicamente para o ‘Rede TV News’ – são jornalistas espalhados pelo mundo todo, incluindo os freelas.

O superintendente frisa que não deixa a emissora antes de ver o programa finalizado e no ar. “O desafio é diário. As pessoas que trabalham comigo sabem que não é fácil. O ‘Rede TV News’ é o principal programa da casa. É preciso sempre renová-lo, mas sem descaracteriza-lo. O que fazemos aqui é jornalismo, com espelho convencional, mas completamente diferente dos outros”.

Diante das dificuldades em deixar o jornal cada vez mais interessante para o telespectador, Franz revelou na entrevista quais são os critérios de escolha das reportagens que vão ao ar, como é feita a divisão de trabalho ao longo do dia e como a experiência dele como repórter e correspondente ajuda na construção do programa. Assista, abaixo:

A missão do principal telejornal da Rede TV, pelo superintendente de jornalismo e esportes Franz Vacek

Apenas âncora? As multitarefas de Boris Casoy na Rede TV

boris casoy e ana volpe - rede tv - foto de nathália carvalho
Boris Casoy e a editora-chefe Ana Volpe (Imagem: Nathália Carvalho)

De volta à redação do ‘Rede TV News’, a reportagem do Portal Comunique-se encontra com Boris Casoy. Em 2016, depois de oito anos, o jornalista resolveu não renovar seu contrato com a Band. Logo depois, foi acolhido pelo ‘Rede TV News’, atração que comanda ao lado de Amanda Klein. “É uma missão muito importante estar aqui, que ganha ainda mais importância na medida em que voltei para o horário nobre”, diz Boris, que revela como era desgastante trabalhar no horário da “madrugada”.

O apresentador frisa que fazer parte de uma redação mais movimentada mudou sua vida. “Tenho uma sala, fica ali no fundo”, mostra à reportagem. “Mas escolhi trabalhar na redação e no fechamento”. Quando questionado por qual motivo fez essa escolha, ele responde: “sinto-me mais próximo dos acontecimentos”.

Em meio aos jovens editores da Rede TV, Boris faz questão de conhecer o espelho do jornal antes de ir para a apresentação. Ao lado da editora-chefe do noticiário,  Ana Volpe, o âncora opina sobre as escolhas. “Tenho participação na criatividade de pautas, respiro o jornal e dou contribuição de experiência. Às vezes, aparece uma dificuldade aqui que já passou pelas minhas vistas várias vezes”. Boris, com 75 anos, é uma memória viva sobre os acontecimentos do mundo e do jornalismo. Ele diz que se sente acolhido em seu novo local de trabalho. A Rede TV, por sua vez, se sente feliz por ter no time um profissional do calibre de Boris.

É o que afirma Franz Vacek no depoimento abaixo:

“Estamos em uma encruzilhada. Temos novas plataformas, mas a maneira de trabalhar com elas ainda não está clara”, diz Boris Casoy

Durante a entrevista, a reportagem aproveitou a experiência de Boris para saber como ele enxerga as novas plataformas. “Não sabemos ainda e as coisas se alteram rapidamente. A televisão está sendo obrigada a se integrar com os novos instrumentos e com a internet. É um momento de transformação que fica difícil conseguir prever para onde estamos indo. Uma coisa não mudou: a maneira de se fazer jornalismo, de tratar a notícia, continua sendo jornalismo, responde as mesmas questões e exige as mesmas coisas do profissional. A diferença é que tudo isso se passa em um palco ainda movediço”, opinou.

“Sucesso profissional é felicidade. É ser feliz com o que você está fazendo”, afirma Boris Casoy

Boris aconselha aos novos profissionais que, caso eles não se sintam de fato vocacionados, que não sejam jornalistas. “Precisa ter vocação e empenho. Dote-se dos melhores instrumentos e sempre acompanhe o mundo com conhecimento como novas línguas. E, se puder, estude economia. Jornalista tem distância astronômica de economia. Temos dificuldade de saber a diferença entre milhão e bilhão. Um jornalista com bons conhecimentos de economia e alguns de direito, que sabe mais de uma língua e acompanha o mundo, tem muito mais condições neste mercado da comunicação. Esse profissional é disputado nas redações apesar da crise”. A felicidade também faz parte da opinião do âncora. Ele afirma que é preciso sair de casa feliz e com vontade de fazer jornalismo, do contrário, a vida vira uma chatice.

Amanda Klein, a consumidora assídua de notícias

“Para mim, isso aqui (o jornalismo) não enjoa”, Amanda Klein

amanda klein - foto de nathália carvalho - rede tv
Amanda Klein, âncora do ‘Rede TV News’ (Imagem: Nathália Carvalho)

A alegria que tanto Boris faz questão de reforçar é vista com facilidade no rosto de Amanda Klein, sua companheira de bancada. A jornalista, que desembarcou nesta missão de apresentar interinamente o ‘Rede TV News’ e acabou ficando, acorda e dorme consumindo notícia. O resultado não poderia ser outro. “Sou muito feliz aqui. Adoro jornal impresso, consumo muita TV, ouço rádio e aproveito muito a velocidade do Twitter para me informar. Para mim, isso aqui (o jornalismo) não enjoa”. A profissional completa ao dizer que o jornal passa por bom momento com a chegada de Boris e de outros nomes experientes, como os comentaristas Reinaldo Azevedo e Salete Lemos.

Amanda acrescenta que ancorar o ‘Rede TV News’ trouxe visão de tudo que está acontecendo. “Quando você é repórter, acaba focado na sua própria reportagem. Na apresentação, consigo ver o espelho, todas as notícias e como elas conversam. É incrível”.

Incrível é observar o clima na redação do ‘Rede TV News’. Por lá, a correria da notícia é presente, mas reina certa harmonia entre a equipe, que permanece unida ao longo do processo. O relógio marca 19h40 e, do switcher, Lídice acompanha todos os detalhes do programa ao vivo. Nós seguimos na redação, que também é o estúdio do jornalístico. No final, todos se reúnem, apontam os erros com a missão de não repeti-los, falam sobre a audiência da noite, o que deu certo e começam tudo de novo. Afinal, a notícia não para. À reportagem do Portal Comunique-se, resta um último registro, desta vez de todo o time.

redetv-6nathaliacarvalho
Equipe ‘Rede TV News’ (Imagem: Nathália Carvalho)

Leia mais:

Acompanhe as publicações do Portal Comunique-se nas redes sociais:

instagram-comuniquese1youtube-comuniquese1

 

 

Compartilhe
0
0

Nathália Carvalho

Jornalista com mais de dez anos de experiência em reportagem. Especializada na cobertura do mercado de comunicação, bastidores do jornalismo, marketing, publicidade e propaganda. Graduada pela Faculdade Paulus de Tecnologia e Comunicação e (FapCom) pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia: Criação em Multimeios na Universidade Anhembi Morumbi. Integrou a redação do Portal Comunique-se por mais de oito anos, onde se destacou na produção de reportagens especiais e implementou projetos audiovisuais.

nutra brasil - topo mega banner