CARREIRA

Dicas de um showrunner de sucesso

amadeu alban - showrunner - movioca - imprensa mahon
(Imagem: divulgação/Imprensa Mahon)

Sócio-diretor da premiada produtora Movioca, Amadeu Alban foi entrevistado pela Imprensa Mahon. Ao canal parceiro do Portal Comunique-se, ele deu dicas para quem almeja se tornar nada mais, nada menos do que um showrunner de sucesso, espécie de produtor executivo de séries e programas de televisão

Showrunner e sócio-diretor da Movioca, Amadeu Alban concedeu entrevista à Imprensa Mahon. Na conversa com a apresentadora Krishna Mahon, ele revelou segredos da área de conteúdo audiovisual. Ele aproveitou o bate-papo para contar o que aprendeu ao longo da carreira. Também falou sobre os pontos que o ajudaram a ser um produtor de sucesso. Sucesso que se reflete na produtora que dirige. A Movioca ganhou dois troféus no Prêmio da Produção Independente no Rio2C 2019. Foi contemplada por ‘Império da Beleza’, do Lifetime; e o ‘Drag Me as a Queen’, do E!

“Produtor é a pessoa que tem a energia o suficiente pra carregar, adiante, o projetos nas costas, que tem paixão o suficiente para contagiar todas as outras pessoas envolvidas no processo, para que elas se apaixonem pelo projeto e dediquem a mesma energia que você para o projeto, e que tenha conhecimento artístico, geral e técnico de todas as etapas, tem que entender de todos os departamentos, o saber o que você tem que negociar com todos eles. Em alguma instância, as decisões vão bater no orçamento. Porque toda a decisão técnica e artística que você toma durante a produção tem impacto no orçamento”, ensinou Amadeu Alban.

Questionado por Krishna Mahon sobre as características de um bom produtor, o showrunner não titubeou. “Primeiramente, a pessoa tem que entender o que ela é e o que ela quer ser, se ela tem a pegada de ser produtor. Porque produtor tem que ter uma energia motor. Tem autor que tem energia de produtor, então ele às vezes só precisa se descobrir produtor, e precisa da coragem o suficiente para se jogar. Então, ele poder ser o autor da ideia e empreender a ideia dele”, começou a explicar. Ponderou, porém, que nem todo escritor pode ir seguir por esse caminho.

Autor-autor

‘Tem outro perfil de autor que é [somente] autor. Que ele não tem esse perfil, essa energia produtora de mover montanhas para que o projeto aconteça. Ele pode procurar um produtor amigo pessoa física, um brother que acredite junto e vá, ou uma produtora. Porém, sempre há que se ter em mente que qualquer projeto para que aconteça requer uma energia vital imensa das pessoas, porque não é fácil. É tempo, pensamento, ideia, vontade de que aquilo aconteça. Isso vale para um player internacional acreditar no seu projeto e querer bancar para o ator que vai fazer seu curta de graça. A pessoa tem que estar no tesão. Só aguenta o que a gente aguenta se o cara tá no tesão”, disse o showrunner brasileiro.

Assista ao vídeo da entrevista com Amadeu Alban, da Movioca:

Leia (e assista) mais – ‘Imprensa Mahon’:

SOBRE O AUTOR

Krishna Mahon

Krishna Mahon

Graduada em jornalismo e cinema, com curso de extensão em ficção científica pela Universidade de Michigan (EUA) e bagagem considerável pelo meio televisivo - meio em que atua há mais de 20 anos. Já passou por Rede Minas, Discovery, Mixer Films. De 2010 a maio de 2018, fez parte da equipe da A&E Television, onde já foi produtora executiva e respondeu como diretora de conteúdo original dos quatro canais da empresa: History, A&E, Lifetime e H2. Agora, traz para o Portal Comunique-se a "Imprensa Mahon", projeto que está no ar no YouTube desde 2016.

COMENTAR

COMENTAR

Prêmio Comunique-se