COMUNICAÇÃO

Projeto suspende decisão que unificou TV Brasil à NBR

tv brasil - nbr - rui falcao
(Imagem: divulgação)

No começo do ano, TV Brasil reformulou programação, passando a exibir conteúdo da estatal NBR. Com projeto de Decreto Legislativo (PDL), deputado Rui Falcão, do PT, quer desfazer unificação

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 110/19 suspende a portaria da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), de abril deste ano, que unificou a programação da TV Brasil e da TV Nacional do Brasil (NBR).

A proposta é de autoria do deputado Rui Falcão (PT-SP). A Constituição concedeu ao Congresso Nacional o poder de sustar atos do Executivo, como decretos e portarias, quando entender que eles extrapolam o poder regulamentar do governo.

A TV Brasil é uma emissora pública vinculada à EBC, uma estatal 100% pública. Já a NBR veicula informações apenas do governo federal e é ligada à Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

Autonomia

Para Rui Falcão, a unificação da programação das duas emissoras desrespeita a lei que criou a EBC (11.652/08), que prevê autonomia das duas TVs em relação ao governo federal para definir produção, programação e distribuição de conteúdo.

rui falcao - tv brasil - nbr
Rui Falcão: lei prevê autonomia das duas TVs em relação ao governo federal (Imagem: Michel Jesus/Câmara dos Deputados)

Segundo ele, a portaria “enterra o projeto de comunicação pública” no País. “Trata-se de um verdadeiro aparelhamento da emissora pelo governo [Jair] Bolsonaro, na intenção de criar uma mera agência de propaganda governamental, com marcante conteúdo ‘chapa branca’”, disse Falcão.

Tramitação

O projeto será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; e Constituição e Justiça e de Cidadania. Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

Íntegra da proposta:

Leia mais – ‘Comunicação’:

***** ***** ***** **** *****

Reportagem: Janary Júnior
Edição: Wilson Silveira

SOBRE O AUTOR

Agência Câmara

Agência de notícias criada e mantida pela Câmara dos Deputados desde 1997. Tem como missão manter acesso às informações do Poder Legislativo e promover a participação popular no processo democrático.

COMENTAR

COMENTAR