Portal Comunique-se

Imprensa do Vale do Paraíba se agita com contratações e estreias de projetos

imprensa - vale do paraíba
(Imagem: Divulgação)

As novidades passam por emissoras de televisão, de rádio e por um canal presente em redes sociais

Compartilhe

O mercado de imprensa da região do Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, está passando por movimentações. Ao menos, é o que tem sido mostrado nos últimos dias, com novidades anunciadas por jornalistas e emissoras de televisão e de rádio da região.

Leia mais:

Na última quinta-feira, 19, a jornalista e ex-apresentadora da TV Vanguarda, emissora afiliada da Rede Globo nas cidades do vale e do litoral norte paulista, Ana Paula Torquetti, lançou o canal BoraVale, no YouTube e no Instagram. Apresentado junto de Lucas Monqueiro, o programa na plataforma de vídeos online tem como objetivo mostrar pessoas e locais que movimentam a região.

Com duas semanas de “vida” e cinco dias desde o seu lançamento oficial, o projeto já acumula milhares de seguidores nas redes sociais. No Instagram, os conteúdos são acompanhados por 4.260 pessoas. Em vídeos curtos, compartilhados anteriormente, foram alcançadas mais de 13 mil visualizações, em menos de cinco dias.

Apresentadores e fundadores do canal BoraVale, Ana Paula Torquetti e Lucas Monqueiro. (Imagem: Divulgação)

“O ‘BoraVale’ é sinônimo de confiança, descontração e sucesso! Acreditamos no potencial da nossa região para gerar um bom conteúdo. Juntos podemos mostrar que é possível prosperar no Vale do Paraíba”, descreve a equipe do programa, em comunicado enviado ao Portal Comunique-se.

Queremos mostrar as pessoas famosas do Vale de um jeito que elas nunca foram mostradas.

Lucas Monqueiro, apresentador do ‘BoraVale’

E para marcar a estreia, do ‘BoraVale’, o episódio contou com a participação da jornalista Michelle Sampaio, que trabalhou na TV Vanguarda junto a Ana Paula, do humorista Tapa Olho Experimental e do influenciador digital Luís Guilherme Barros. “Queremos mostrar as pessoas famosas do Vale de um jeito que elas nunca foram mostradas. A Michelle Sampaio, por exemplo, contou fatos sobre sua juventude e novas histórias de bastidores que ninguém fazia ideia que existiram”, relatou Lucas no material.

Emissora de TV do Vale do Paraíba anuncia contratações

Além do programa digital, a imprensa do Vale do Paraíba se movimenta com contratações de conhecidos jornalistas na recém-chegada TV Thathi, afiliada local do SBT. A emissora de televisão é parte do grupo que leva o mesmo nome e, atualmente, está presente em 650 municípios do interior de São Paulo.

Nesta terça-feira, 24, a jornalista Marcela Mesquita confirmou a sua contratação pelo canal. Ex-repórter da TV Vanguarda, ela foi um dos principais nomes do canal por 12 anos. Em maio deste ano, ao voltar de licença-maternidade, foi despedida da afiliada comandada pela família de José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o Boni, e afirmou ter sofrido “discriminação estética”, devido ao ganho de peso.

“Depois de cinco meses de dedicação total à maternidade, hoje chegou o dia de voltar ao trabalho! Estava ansiosa. Dei um beijinho na minha filha no berço e disse: ‘Marina, mamãe vai trabalhar e volta logo’. E não é que voltei para casa antes do que eu imaginava? Para minha surpresa, fui dispensada da TV logo que cheguei para trabalhar”, relatou a jornalista na época. No momento, ela recebeu suporte da ex-colega de emissora, Michelle Sampaio, que foi demitida pela mesma razão, em janeiro de 2020.

Poder voltar a falar com vocês todos os dias pela TV é uma honra

Marcela Mesquita, nova contratada da TV Thathi/SBT

Em seu perfil no Instagram, Marcela comemorou o acerto com a TV Thathi com os seguidores e revelou satisfação em voltar a conversar com o público telespectador. “Estou muito feliz! Fazer parte desse grupo de comunicação é uma privilégio. Poder voltar a falar com vocês todos os dias pela TV é uma honra!”, afirmou.


Outro nome confirmado pela TV Thathi foi o de Vinícius Valverde, na última quinta-feira, 19. Também conhecido na região por seu trabalho na afiliada da Globo, o apresentador ganhou exposição nacional ao se tornar repórter do reality show ‘Big Brother Brasil’ durante dez anos.

O jornalista foi o primeiro anunciado pelo canal e compartilhou a novidade nas redes sociais. Em junho, ele havia iniciado um programa na TV Band Vale, afiliada do Grupo Bandeirantes na região, chamado ‘De bem com a saúde – Farma Conde’. Fora da imprensa, Vinícius Valverde comandou empreendimentos gastronômicos em São José dos Campos (SP) e, em 2018, candidatou-se a deputado federal pelo PSB – recebeu pouco mais de 17 mil votos e não foi eleito.

Expansão para o Vale do Paraíba

Comandado pelo empresário Chaim Zaher e sediado no município de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, o Grupo Thathi conta com veículos de comunicação com alcance a 82 milhões de pessoas em 650 municípios brasileiros. As emissoras de televisão contempladas pelo grupo são afiliadas a TV Bandeirantes, SBT e Record. Além disso, possui as rádios 79 AM, Nova Brasil FM, Difusora FM e o Portal Thathi.

Em outubro de 2020, a chegada do canal foi anunciada ao Vale do Paraíba e litoral norte paulista. No local, o grupo chega com canal afiliado do SBT, que é dirigido por Tanielson Campos. Os estúdios localizados em São José dos Campos levam programação local a 22 municípios.

Novidade também no rádio

Para além da televisão, outros meios de comunicação tradicionais seguem ganhando destaque e investimento. Na cidade de São Luiz do Paraitinga, será lançada a Rádio 012 News, na frequência 94.5 FM. A novidade foi confirmada e divulgada pelo portal TudoRádio.com. Antes do lançamento oficial, o veículo já realiza transmissões ao vivo por vídeo, nas redes sociais, e considera que o seu formato é direcionado ao público adulto-contemporâneo.

Novo estúdio

Nos últimos dias, a Band Vale, do Grupo Bandeirantes de Comunicação, também anunciou uma grande mudança: a partir de 2022, passará a atuar em novos estúdios, na cidade de São José dos Campos. O conglomerado de mídia está presente no Vale do Paraíba por meio de três emissoras de rádio, canal televisivo e de conteúdos digitais, em portal de notícias e nas redes sociais.

Desde a sua criação, em 1950, transmissões são feitas a partir do mesmo prédio, localizado na região central joseense. Mais um estúdio da Band Vale está presente em Taubaté, que continuarão ativos mas, em breve, também terão novidades.

Uma curiosidade é que, a partir do próximo ano, ambos os estúdios ficarão localizados em shopping centers. Em Taubaté, a equipe trabalhará no Taubaté Shopping e, em São José dos Campos, passará a trabalhar no Colinas Shopping.

Vale do Paraíba: região midiática

A imprensa do lado paulista da região conhecida como Vale do Paraíba vai além das recentes movimentações envolvendo o ‘BoraVale’, a estreia de mais uma emissora de rádio, movimentações na afiliada local do SBT e anúncio de nova sede da Band. De acordo com o serviço de mailing imprensa da plataforma Comunique-se 360, a localidade apresenta números robustos em termos de presença midiática. Atualmente, há 124 veículos de comunicação presentes na região que também engloba o litoral norte do estado de São Paulo.

Compartilhe
2
0

Julia Renó

Jornalista, 24 anos. Natural de São José dos Campos (SP), onde vive atualmente, após temporadas em Campo Grande (MS). Formada pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (MS), pós-graduanda em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi e voluntária da ONG Fraternidade sem Fronteiras, integra o time de jornalistas do Grupo Comunique-se desde julho de 2020.

Megalive do Prêmio Comunique-se 2021

Prêmio Comunique-se

Patrocinadores Ouro

Patrocinadores Ouro



Patrocinadores Prata

Patrocinadores Prata



Patrocinadores Bronze

Patrocinadores Prata